Como adoro música e ler as análises feitas das mesmas:
Eu não quero mais mentir
Usar espinhos
Que só causam dor
Eu não enxergo mais o inferno
Que me atraiu
Dos cegos do castelo
Me despeço e vou
A pé até encontrar
Um caminho, um lugar
Pro que eu sou…
Eu não quero mais dormir
De olhos abertos
Me esquenta o sol
Eu não espero que um revólver
Venha explodir
Na minha testa se anunciou
A pé a fé devagar
Foge o destino do azar
Que restou…
E se você puder me olhar
Se você quiser me achar
E se você trouxer o seu lar…
Eu vou cuidar
Eu cuidarei dele
Eu vou cuidar
Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!
Do seu jardim…
Eu vou cuidar
Eu cuidarei muito bem dele
Eu vou cuidar
Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!
Eu cuidarei do seu jantar
Do céu e do mar
E de você e de mim…
Eu não quero mais mentir
Usar espinhos
Que só causam dor
Eu não enxergo mais o inferno
Que me atraiu
Dos cegos do castelo
Me despeço e vou
A pé até encontrar
Um caminho, um lugar
E pro que eu sou
Oh! Oh! Oh! Oh!…
E se você puder me olhar
Se você quiser me achar
E se você trouxer o seu lar…
Eu vou cuidar
Eu cuidarei dele
Eu vou cuidar
Ah! Ah! Ah! Ah!
Do seu jardim…
Eu vou cuidar
Eu cuidarei muito bem dele
Eu vou cuidar
Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!
Eu cuidarei do seu jantar
Do céu e do mar
E de você e de mim
Oh! De mim!
E você e de mim
E de você e de mim…
A pé até encontrar
Um caminho, um lugar
Pro que eu sou…”,quer dizer que está se despedindo da clínica de viciados e que a pé vai a procura de uma nova vida.
Dependendo da situação em alguém se encontre, a música pode se encaixar perfeitamente em sua realidade. Vejo a esta letra como ampla por demais para se limitar a algumas análises.
Viva os grandes compositores.
“Eu não espero que um revólver venha explodir na minha testa.
Na minha testa se anunciou a pé a fé devagar.
Devagar foge o destino do azar
Que restou…”
Assim ele não esperar libertar-se abruptamente da visão religiosa que tem do mundo, como uma explosão, iluminando sua cabeça. Assim como os conceitos religiosos foram incutidos lentamente, a pé, portanto devagar, assim também ele espera fugir aos “do azar”, do pouco de religião que ainda lhe restou.
eu nao quero mais menti, usar espinhos que só me causam dor … seringa
Quando ele diz:
“Eu não quero mais mentir
Usar espinhos que só causam dor
Eu não enxergo mais o inferno que me atraiu
Dos cegos do castelo me despeço e vou”
Deixa claro que quem usava espinhos doloridos foi o próprio Cristo. Talvez, Nando considere o discurso de jesus uma mentira daí dizer “eu não quero mais mentir”. Note que ele foi atraido pelo inferno. A Bíblia diz (metaforicamente)que Jesus Cristo foi ao inferno visitar os mortos na sua morte. Os cegos seriam seus seguidores. O fim do verso deixa claro que está se falando de Cristo quando diz “Pro que eu sou”. EU SOU é o nome de Deus, JEOVÁ.
Quando ele diz que não quer um revolver explodindo em sua testa, deixa claro que NÃO QUER MORRER, talvez uma alusão á oração de Cristo no jardim quando disse ao pai “afasta de mim este cálice”.
Por fim ele termina dizendo que quer voltar e CUIDAR DO CÉU E DO MAR, DO JARDIM, DE VOCÊ E DE MIM atividades exercidas por Cristo no Céu.
(Não quer mentir pra si mesmo)
Que só causam dor
(Alusão à coroa de Cristo, as religiões trazem mais dor do que conforto)
Que me atraiu
(As pessoas seguem o cristianismo mais por medo do inferno, da morte, do que por qualquer outra coisa; ou seja, o inferno foi o que o atraiu, por medo deste)
Se você quiser me achar
E se você trouxer o seu lar…
Me despeço e vou
(O castelo talvez se refira aos palácios que eram e ainda são as igrejas)
Um caminho, um lugar
Pro que eu sou…
(Eu lírico segue sua vida até encontrar um lugar onde possa ser ele mesmo)
Gostaria de parabenizar todos que participaram da discussão. Entretanto devo ressaltar que tudo em excesso é demais! A questão é quebrar regras então..
Que regras…
Devo incluir aqui a análise jurídica do fato. Este país tem regras, e Deus também. Vejamos o artigo 5 da constituição brasileira: tem que ler heim..
Este artigo não pode ser modificado (cláusulas pétreas), e esta certo! O história do mundo (cheia de guerras e sofrimentos) é divida em a. C e d. C e isto acontece porque todas as religiões oficiais do mundo respeita a proposta de Jesus, e ela é fantástica porque salva a todos..
o ser humano precisa de liberdade para decidir. Perseguir putas, negros, homossexuais, drogados etc; não ajudará estas pessoas a modificarem, somente uma intervenção divina, como a que tirou cristo da terra. Quem quebrou regras..
A imposição de crença, costumes, filosofia, ou outra palhaçada qualquer divide as pessoas, ao passo que a espiritualidade não, ela une. Vejamos então a regra de Deus (perdoar os pecadores e não os pecados). Quem não tiver um atire a primeira pedra, ou então não deveria estar aqui nesta zona! Bom, a regra de Deus também não da para ser modificada. Aliás, da sim, troquemos a constiuição federal pela anarquia e cretinisse e tiramos Deus e colocamos o Diabo.
Devemos presta a atenção porque isto esta acontecendo, cada vez mais e mais…
Nando Reis conversou com Deus e esta cumprindo sua missão, basta olhar com reserva e ver…
A música é boa, a proposta é boa e é sim sobre Jesus e Espitualidade
Vamos mais longe, quem ve toda esta suruba e também não se manifesta, também corre o risco de ficar num mundo anarquico e controlado pelo Diabo, pois nada faz para que sua liberdade seja preservada..
Espero não ter ofendido ninguem…
Abraços..
Do ponto de vista dele, uma hipocrisia.
” Eu não quero mais mentir” – Viver uma vida falsa
” Usar espinhos que só trazem dor” – Quem usou uma coroa de espinhos foi Cristo. No ponto de vista do autor o segundo verso faz concordância com o primeiro, se eu viver uma vida regrada, estarei usando espinhos, e esta vida não é verdadeira, não faz parte do meu ser.(No ponto de vista do autor)
” eu não enxergo mais o inferno que me atraiu”
O inferno no ponto de vista dele, não é um “inferno”, pois o atraiu, e ele gostou.
” Dos cegos do castelo me despeço e vou”
Neste versos tem história.
Quando Martinho Lutero foi defender as suas 95 teses, ele corria um grande risco de vida. Para que nada acontecesse com ele, foi designado que ele fosse hospedado em um castelo, uma fortaleza, para que a sua vida fosse preservada em todo transcorrer do processo. Só que no interior do castelo ele travou uma batalha espiritual terrível, então deu conta de que aquele castelo não podia o esconder das astutas ciladas do inimigo da sua alma, neste tempo, teve uma inspiração para compor uma música muito cantada nas igrejas, onde ele diz que: Castelo Forte é o nosso Deus.
Voltando a análise da letra. ” dos cegos do castelo me despeço e vou”, quer dizer que os cristãos são os cegos, e castelo é Deus.
” a pé até encontrar um caminho, um lugar pro que eu sou”. Aqui ele faz uso do conceito teológico relacionado a filosofia. A predestinação. Onde ele vai a pé até encontrar um lugar para o qual ele é, um lugar determinado pra ele.
” Eu não quero mais dormir de olhos abertos”. É ter os olhos abertos mas não enxergar nada por causa do sono.
“Eu não espero que um revólver venha explodir na minha testa se anunciou a pé a fé devagar”
Alusão a morte por anunciar a fé, ele não quer levar um tiro na testa por falar de uma fé, que não é dele, que ele não tem, por algo que não acredita.
” Foge o destino do azar que restou” – Qual o destino?
o Inferno que o atraiu, qual é o azar? a vida falsa que ele vivia, os espinhos que causavam a dor.
“E se você puder me olhar
Se você quiser me achar
E se você trouxer o seu lar…
Eu cuidarei dele
Eu vou cuidar
Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!
Do seu jardim…
Eu cuidarei muito bem dele
Eu vou cuidar
Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!
Eu cuidarei do seu jantar
Do céu e do mar
E de você e de mim…
O diabo, que tem um fim determinado para o qual ele é.
E ele esta querendo cuidar de vocês, do seu jardim, do seu jantar.
De olhos abertos me esquenta o sol”—–Alusão ao dito popular que se refere dormir com o olho aberto, desconfiar de alguem, saber que a qualquer momento alguem pode te trair.
Um caminho, um lugar
Pro que eu sou…”—-Peregrinação de Jesus para agregação de fieis e a confirmação do que ele era.
Dos cegos do castelo me despeço e vou”————–Cegos do Castelo é referencia absoluta ao Império Romano onde Jesus foi crucificado por sentença de Pôncio Pilatos, o procurador romano da região.
Usar espinhos
Que só causam dor” ——————— Aqui é o lado humano de Jesus Cristo reclamando a dor e o sentimento que qualquer humano sentiria se estivesse em sua pele.
Em suma a letra fala sobre Jesus Cristo. podem Acreditar…
Gente assim me faz pensar que existem pessoas que criam pessoas feitas para gostar mais de regras do que de gente. Eu gosto é de gente seja mal solteira, homossexual, desde que tenha uma boa idéia a difundir que traga paz e não violência é muito válido.
Michel Foucault fala da importância de cuidar, de não nos apegarmos demais à matéria e buscar a transcendência, que afinal constitui nossa verdadeira essência.
Resumindo, o homem é um ser luminoso, não uma rude matéria, e deve acima de tudo se conhecer, conhecer sua essência, sob o risco de cair em uma desumanização total a ponto de se tornar indiferente frente ao mau.
Sua análise desta bela letra do Nando Reis tem tudo a ver. No entanto, apenas como crítica construtiva, desejo dar alguns toques. Creio que além desta visão mais global, a letra traz uma posição mais específica que se refere a um possível afastamento das drogas. É sabido que o Nando enfrentou muitos problemas com drogas pesadas e, após vários tratamentos, se limpou. Nesta música ele procura mostrar os danos causados sob a influência das mesmas utilizando imagens: “Eu não quero mais mentir: usar espinhos que só causam dor”… Isso é tão somente o desejo de se livrar da tentação de buscar a sensação de bem-estar (mentira) que uma picada (espinho) nos proporciona. “Eu não enxergo mais o inferno que me atraiu”… (Idem). “Dos cegos do castelo eu me despeço e vou…” Afinal, quem são os cegos do castelo? Simplesmente são as amigos da “rodada”, que ele considera ainda cegos por não conseguirem “enxergar” o mundo fora das muralhas (castelo) das drogas. E por aí vai. No final ele confessa a uma possível pessoa amada que ele precisa daquele apoio, do aconchego de um lar. E o artista faz questão de enfatizar numa linguagem bem simples e familiar (“vou cuidar do seu jardim”… “cuidarei do seu jantar”) que é na simplicidade de uma estrutura familiar que se encontra força pra fugir das tentações mundanas. Espero que minha análise tenha servido de alguma ajuda. Obrigado.