O vídeo é simplesmente um apanhado do que nosso papel como educadores deve ser, enfatiza o nosso papel de mediador no processo de aquisição de conhecimento por parte dos alunos, reposta ao que já havíamos ser orientados em relação ao fazer quanto a educação.
Temos que ser totalmente abertos a renovação no que tange as mudanças sociais e culturais, não se fala em abandonar tudo o que já temos ou abrir mão da perspectiva científica do currículo mas sim entender que esta nova sociedade nos traz alunos com novas perspectivas e sim a partir destas devemos organizar e reorganizar nosso currículo para que se torne abrangente a ponto de sanar os anseios dos alunos. Logo o nosso planejamento deve abranger esta nova perspectiva muito pelo contrário pois nosso trabalho não é isolado e sim pautado, pensado, planejado previamente, aberto para as inovações e mudanças que vão surgir no decorrer de nossos trabalhos.
Partir da premissa que o erro também será um determinante na eficácia de nosso planejamento, e por acontecerem a aula deverá ser replanejada a partir de nossa parada e reflexão, "se podemos errar planejando certamente sem planejar estamos mais propensos ao erro!"
A flexibilidade deve ser uma característica do currículo, inerente pois o planejamento deve ser adequado as situações e realidades que irão enfrentar, deve haver um diálogo entre os profissionais da educação em relação ao que estão planejando, a escola deve garantir este espaço pois os saberes não são compartilhamentalizados, logo as áreas do saber dialogando, criando um planejamento coletivo que é uma característica das escolas que tem avançado mais em seus projetos políticos pedagógicos os professores tem o espaço para dialogar e planejar juntos.
A maior integração entre os conteúdos é que desenvolve uma certa tens~]ao entre a disciplinalidade e a interdisciplinalidade, pois as disciplinas são eixos de organização do currículo.
A escola que trabalha a leitura em geografia e interdisciplina o livro de Robson Crusoé leva o aluno a ter um currículo inovador e integrado as disciplinas, e também faz uma critica aos livros didáticos que ainda tem esta compartimentalhização dos conteúdos não atendendo ao que é solicitados que as escolas construam em ralação ao saber contextualizado e integrado.
Segundo o vídeo devemos ser mais sensíveis na que se refere a articulação aos direitos de igualdade e direitos na escola. A escola deve desenvolver uma cultura em relação a respeito a todas as diferença~s e atenta aos mecanismos de discriminação implícitas ou explicitas em nossa educação multicultural. A escola e os educadores devem ser mobilizados na organização e flexibilidade no currículo. O respeito a diversidade deve haver e não inventar categorias raciais que não estão na sociedade, o reconhecimento da diversidade só deve surgir a partir do respeito da igualdade e do que nós temos de semelhante, a partir daí poderemos construir um currículo e uma sociedade. Muito válido o exemplo de termos uma perna diferente a outra e que nos faça mancar.
Currículo é o coração da escola e responsabilidade de todos os que trabalham e educação e deve haver uma responsabilidade nesta construção diária que deve conter todos os produtos culturais existentes e não enfatizando um determinado produto como a TV faz com a mulher por exemplo e que a discriminação e a desigualdade estão impregnados e isto é que deve deixar de existir.
A igualdade entre a diferença deve ser garantida, " temos o direito de reivindicar a igualdade sempre que a diferença nos inferioriza e temos o direito de reivindicar a diferença sempre que a igualdade nos descaracteriza" com esta frase há um esclarecimento do que devemos ter no currículo em relação as diferenças.
Como as diferenças nas religiões tornou-se uma questão cada vez mais grave dentro da escola, pois esta acontecendo uma mudança enorme na sociedade brasileira, é campo de conflito que vai para a escola por que vem da sociedade, pois a escola é um desaguadouro, cabe lembrar que a construção da descola houve quando a religião católica era dominante, por isto estas tendencias se chocam, a religião e qualquer religião pode ser um mecanismo de aquietação dos alunos e isto não pode acontecer pois o currículo também é uma ação, cotidiano, uma postura, uma opinião que envolvem professores e alunos.
"É a escola se tornando ética que ela vai ajudar o aluno a ser ético"
Na sociedade brasileira atual a escola tem uma função indispensável de ter um papel na construção da igualdade pois nossa sociedade é muito desigual para contribuirmos devemos acabar com isto.
Acredito que este video nos fez repensar nossa postura em relação ao currículo, nossa postura em relação ao fazer por fazer, o fazer solitário, ao reproduzir um modelo que já não cabe mais, não satisfaz, não adiciona, sim sou a favor de termos tempo e espaços para a reconstrução do currículo, para a contextualização, para a fundamentação a partir da higiemoidade e interdisciplinalidade, mas para isto temos que ter colaboração da equipe gestora para que abram estes espaços ou quando as discussões surgem independente de passar do horário do recreio, do lanche da saída deixar que as ideias sejam articuladas que as dúvidas e os anseios sejam sanados pois um currículo se forma a partir de diálogo e não podemos dialogar sozinhos.
Cassandra Vanin
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