Resolvi publicar as atividades respondidas, espero que corretamente.
Atividades Respondidas
Atividade
diagnostica 4
"Por
‘tradição inventada’ entende-se um conjunto de práticas, normalmente reguladas
por regras tácita ou abertamente aceitas; tais práticas, de natureza ritual ou
simbólica, visam inculcar certos valores e normas de comportamento através da
repetição, o que implica, automaticamente; uma continuidade em relação ao
passado." (HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence (Orgs.). A invenção das
tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984, p. 10.)
Analise o texto acima, a partir dos conceitos de Estado e nação, e assinale a alternativa correta:
Analise o texto acima, a partir dos conceitos de Estado e nação, e assinale a alternativa correta:
Alternativas:
- e)
A identidade nacional é uma construção do Estado
para garantir a unidade político-administrativa de um território, através da
mobilização e ratificação de importantes símbolos partilhados socialmente e da
constituição de novos símbolos.
2)
"A
princípio, prevaleceu a compreensão de que se tratava realmente de um mito
fundador da nacionalidade. Afinal, o Brasil teria sido percebido historicamente
como um país onde os brancos tinham uma fraca, ou quase nenhuma, consciência de
raça (cf. Freyre, 1933); onde a miscigenação era, desde o período colonial,
disseminada e moralmente consentida; onde os mestiços, desde que bem-educados,
seriam regularmente incorporados às elites; enfim, onde o preconceito racial
nunca fora forte o suficiente para criar uma "linha de cor"
(GUIMARAES, Antonio Sérgio Alfredo. Depois da democracia racial.?Tempo
social,?São Paulo,?v. 18,?n. 2,?p. 269-287,?nov.?2006. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702006000200014&lng=pt&nrm=iso.
Acesso em: 22 mar. 2016).
Analise o
texto acima e responda. Sobre qual mito fala o autor nesse excerto de texto?
Alternativas:
- c)
O mito da democracia racial.
3)
"A
divisão sexual do trabalho é a forma de divisão do trabalho social decorrente
das relações sociais entre os sexos [...]. Essa forma é modulada histórica e
socialmente. Tem como características a designação prioritária dos homens à
esfera produtiva e das mulheres à esfera reprodutiva e, simultaneamente, a
apropriação pelos homens das funções com maior valor social adicionado
(políticos, religiosos, militares etc.)". (HIRATA, Helena; KERGOAT,
Danièle. Novas configurações da divisão sexual do trabalho. Cadernos de
Pesquisa., São Paulo, v. 37, n. 132, p. 595-609, dez. 2007.)
A partir
da leitura e interpretação da citação de Hirata e Kergoat (2007), julgue as
afirmativas a seguir:
I. Os homens ocupam espaços de destaque na sociedade.
III. O espaço da casa foi historicamente destinado às mulheres.
Assinale a alternativa que contém apenas a(s) afirmativa(s) correta(s):
Alternativas:
- e)
I e III.
4)
As
políticas de ações afirmativas são conquistas:
I. Dos movimentos sociais.
II. Dos partidos políticos.
III. Dos movimentos de estudantes.
IV. Dos sindicatos.
Assinale a alternativa que contém apenas a(s) afirmativa(s) correta(s):
I. Dos movimentos sociais.
II. Dos partidos políticos.
III. Dos movimentos de estudantes.
IV. Dos sindicatos.
Assinale a alternativa que contém apenas a(s) afirmativa(s) correta(s):
Alternativas:
- d)
I e IV.
Atividade de Aprendizagem 1
Quando a
sociedade moderna passa a existir?
Alternativas:
- a)
Com a "substituição do modo de produção feudal
pelo modo de produção capitalista".
2)
ENADE -
Ciências Sociais (2005 - adaptada) A historia da instituição dos direitos
fundamentais consistiu primeiramente na conquista das liberdades políticas,
sendo denominados como direitos de primeira geração, subsidiados pelos valores
do liberalismo no período da Revolução Francesa.
Assim, considera-se que a luta travada no ambiente político da época consistia em uma luta de classes:
I. em busca da afirmação dos direitos individuais.
II. para impor freios aos poderes absolutistas.
V. pela preservação do direito de propriedade.
É correto apenas o que se afirma em:
Assim, considera-se que a luta travada no ambiente político da época consistia em uma luta de classes:
I. em busca da afirmação dos direitos individuais.
II. para impor freios aos poderes absolutistas.
V. pela preservação do direito de propriedade.
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas:
- a)
I, II e V.
3)
Qual foi
a maior contribuição da Revolução Industrial para a consolidação do
capitalismo?
Alternativas:
· e)
Promover
a divisão social do trabalho, a acumulação de capital, a exploração da
mais-valia, o trabalho alienado.
.
4)
O
conhecimento sociológico crítico da sociedade capitalista aparece nos estudos
de qual(is) pensador(es)?
Alternativas:
- b)
Karl Marx e Friedrich
Engels.
Atividade de Aprendizagem 2
1)
(UFUB
2005 - Adaptado) O surgimento da sociologia foi propiciado pela necessidade de:
Alternativas:
- b)
Observar, medir e comprovar as regras que tornassem
possível, através da razão, prever os fenômenos sociais.
.
2)
(UFU -
2000 - Adaptado) De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social se
explica:
Alternativas:
- b)
Pela divisão da sociedade em classes sociais,
decorrente da separação entre proprietários e não proprietários dos meios de
produção.
3)
Como explicar
as desigualdades sociais?
Alternativas:
·
a)
A expressão descreve uma condição na qual os
membros de uma sociedade possuem quantias diferentes de riqueza, poder ou
prestígio.
4)
(Adaptado
UEL) Leia esse trecho da Carta Testamento de Getúlio Vargas:
"Sigo o destino que é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e ?nanceiros internacionais, ?z-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo."
(VARGAS, G. Carta Testamento. Disponível em: Acesso em: 17 jul. 2015.)
Considere o texto, as características históricas e políticas do período e seus conhecimentos sobre os tipos ideais de dominação na visão de Weber. Assinale a alternativa que apresenta a configuração do tipo de dominação exercida por Getúlio Vargas:
"Sigo o destino que é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e ?nanceiros internacionais, ?z-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo."
(VARGAS, G. Carta Testamento. Disponível em: Acesso em: 17 jul. 2015.)
Considere o texto, as características históricas e políticas do período e seus conhecimentos sobre os tipos ideais de dominação na visão de Weber. Assinale a alternativa que apresenta a configuração do tipo de dominação exercida por Getúlio Vargas:
Alternativas:
- a)
Dominação carismática e tradicional.
Atividade
de Aprendizagem 3
Sobre o
processo de globalização, podemos afirmar que:
II.
Iniciou-se com a aproximação dos homens, grupos interagindo com outros grupos,
independentemente do avanço das tecnologias da informação.
IV.
Remonta a origem do homem na Terra, com características e marcas diferentes das
que vemos hoje.
V.
Assenta-se sobre o intercâmbio global de pessoas, ideias e bens.
Estão
corretas as afirmativas:
Alternativas:
C. II, IV
e V.
2)(IFBA -
2014 - adaptado) Sem Facebook
Das
minhas relações mais próximas, só três comungam comigo não ter facebook. Não
pensem que tenho críticas, sou um entusiasta, apenas não quero usar. Pouco dou
conta dos meus amigos, onde vou arranjar tempo para mais? Minha etiqueta me faz
responder a tudo, teria que largar o trabalho se entrasse na rede social. Só
recentemente minhas filhas me convenceram que se não respondesse um spam
ninguém ficaria ofendido. A cidade ganhou a parada. Acabou o pequeno mundo onde
todos se conheciam, onde não se podia esconder segredos e pecados. Viver na
urbe é cruzar com desconhecidos, sentir a frieza do anonimato. Essa é a
realidade da maioria. Meu apreço com as redes sociais é por acreditar que elas
são um antídoto para o isolamento urbano. São uma novidade que imita o passado,
uma nova versão, por vezes mais rica, por vezes mais pobre, da antiga
comunidade. Detalhe: não quero retroceder, a simpatia é pelo resgate da nossa
essência social. Vivemos para o olhar dos outros, essa é a realidade simples,
evidente. Quem pensa o contrário vai à conversa da literatura de autoajuda, que
idolatra a autossuficiência e acredita que é possível ser feliz sozinho. É uma
ilusão tola. Nascemos para vitrine. Quando checamos insistentemente para saber
como reagiram às nossas postagens, somos desvelados no pedido amoroso. O
viciado em rede social é obcecado pela sociabilidade. Está em busca de um
olhar, de uma aprovação, precisa disso para existir. Ou vamos acreditar que a
carência, o desespero amoroso e a busca pelo reconhecimento são novidades da
internet? Sei que o facebook é o retrato da felicidade fingida, todos vestidos
de ego de domingo, mas essa é a demanda do nosso tempo. Critique nossos
costumes, não o espelho. Sei também que as redes são usadas basicamente para
frivolidades, é certo, mas isso somos nós. Se a vida miúda de uma cidadezinha
fosse transcrita, não seria diferente. Fofoca, sabedoria de almanaque, dicas de
produtos culturais, troca de impressões e às vezes até um bom conselho, além de
ser um amplificador veloz para mobilizações. Também apontam que amigos virtuais
não substituem os presenciais. Todos se dão conta, e justamente usam a rede na
esperança de escapar dela. O objetivo final é ser visto e conhecido também
fora. Usamos esse grande palco para ensaiar e se aproximar dos outros, fazer o
que sempre fizemos. O facebook é a nostalgia da aldeia e sua superação.
CORSO,
Mário. Sem Facebook. 2013. Disponível
em:http://wp.clicrbs.com.br/terradonunca/2013/06/18/sem-facebook-por-mario-corso-na-zh-de-hoje/?topo=13,1,1,,18,13&status=encerrado.
Acesso em: 25 maio 2015. (adaptado)
De acordo
com o texto, podemos afirmar que:
III. Com
a internet, as pessoas buscam demonstrar seus sentimentos e emoções nas redes
sociais, o que, na realidade, não é algo novo no comportamento humano.
A
alternativa que indica a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) é:
Alternativas:
a) III.
3) O que
é multiculturalismo ou pluralismo cultural?
I.
Princípio que postula a necessidade de extrapolarmos, de irmos além das
atitudes de mera tolerância frente a culturas diferentes que coexistem dentro
de uma nação ou território.
III.
Princípio que postula a necessidade de mantermos uma cultura dominante e única
dentro de um território, assegurando assim a homogeneidade cultural.
IV.
Conceito que defende que culturas diferentes coexistam em uma nação, carregando
basicamente dois conceitos: o primeiro define que todas as culturas dentro de
uma mesma nação têm o direito de existir, mesmo que sem qualquer aspecto que as
una; e o segundo conceito define o multiculturalismo como uma diversidade
cultural que coexiste na nação, sendo possível reconhecer um elo cultural comum
que assegure a união da sociedade.
Estão
corretas as afirmativas:
Alternativas:
c) I, II e IV.
4)Pegava um tênis atrás do outro e lia 'Made in China', 'Made in Korea',
'Made in Indonesia', 'Made in Thailand'. Comecei a pedir tênis fabricados nos EUA aos
balconistas. Os poucos que não ficaram confusos me disseram que não existem
tênis fabricados nos EUA." Fonte: Americanos fabricam os seus tênis em
toda parte. Jornal Folha de São Paulo, 2 out. 1994.
A partir
do texto, considere as afirmativas:
III. A
globalização deslocou os centros de produção para as áreas do planeta que
oferecem preços e condições de menor custo para as matérias-primas e mão de
obra.
IV. A
globalização internacionalizou o capital e alterou os ritmos da indústria, do
comércio, da comunicação e dos transportes, criando uma crescente interdependência
entre os países.
Está(ão)
correta(s):
Alternativas:
b)
Apenas III e IV.
Alternativa assinalada
Atividade
de Aprendizagem 4
O
etnocentrismo é uma forma de:
I. Reconhecimento das diferenças e produção da igualdade entre os povos
II. Afirmação das diferenças e hierarquização dos povos.
III. Reconhecimento das diferenças e produção da desigualdade entre os povos.
IV. Afirmação das diferenças e produção da justiça social.
Assinale a alternativa que contém apenas os itens corretos:
I. Reconhecimento das diferenças e produção da igualdade entre os povos
II. Afirmação das diferenças e hierarquização dos povos.
III. Reconhecimento das diferenças e produção da desigualdade entre os povos.
IV. Afirmação das diferenças e produção da justiça social.
Assinale a alternativa que contém apenas os itens corretos:
Alternativas:
- d)
II.
2)
Para
Darcy Ribeiro (1995), o povo brasileiro é novo por:
Alternativas:
- d)
Ter uma cultura sincrética e singularizada.
3)
Quais
desses movimentos foram responsáveis pelos avanços na garantia de direitos aos
grupos marginalizados?
I. Movimento Feminista.
IV. Movimento Negro.
É correto o que se indica apenas em:
I. Movimento Feminista.
IV. Movimento Negro.
É correto o que se indica apenas em:
Alternativas:
- a)
I e IV.
4)
Os
movimentos sociais são reconhecidamente importantes agentes na luta pelos
direitos dos grupos vulneráveis. Quais outros agentes também lutam pelas causas
desses grupos?
I. Associações de bairro.
II. Partidos políticos.
III. Movimento estudantil.
IV. Comunidades religiosas.
É correto o que se cita em:
I. Associações de bairro.
II. Partidos políticos.
III. Movimento estudantil.
IV. Comunidades religiosas.
É correto o que se cita em:
Alternativas:
.
- e)
I, II, III, IV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário