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quarta-feira, 22 de março de 2017

Licenciatura em História - Educaçao Inclusiva



Educação Inclusiva - Atividade Diagnóstica 1

Atividades Respondidas

1)      A arte egípcia revela o modo como esta civilização concebia a pessoa com deficiência em sociedade.
Figura 1.1 Arte egípcia
2016.2-U1S1-ADG-EI-Q03.JPG
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Fonte: Disponível em: http://www.ampid.org.br/ampid/Artigos/PD_Historia.php .Acesso em: 28 fev 2016

Considerando a imagem e o contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. As pessoas com deficiência eram respeitadas e integravam-se nas diferentes classes hierarquizadas

PORQUE

II. os ensinamentos morais dessa época ressaltavam a importância do respeito às pessoas com nanismo e deficiências.

Alternativas:


a) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é a justificativa da I.



2) A igualdade de direitos apontada na Declaração dos Direitos Humanos, publicada em 1948, foi o marco inicial para que a sociedade mundial atentasse para as questões relacionadas à diversidade. Desde então, existem registros datados de convenções e encontros que resultaram em documentos direcionados ao público-alvo da educação especial, documentos esses que parecem complementarem-se na medida em que novos paradigmas são alcançados.
Sobre esses documentos, analise as seguintes sentenças:
I - A Declaração de Salamanca resultou da Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: acesso e qualidade em 1994, reforçando as discussões da Conferência de Jontiem, em 1990.

III - Na cidade de Salamanca surge, então, a inclusão escolar, que veio romper o paradigma educacional existente, a estrutura curricular fechada e a homogeneidade da escola.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
    d)  Apenas I e III estão corretas.

3) Desde a década de 1960, a legislação brasileira vem abordando a educação especial. Especificamente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/96, os direitos do público-alvo da educação especial são citados e garantidos no texto do capítulo V, que afirma que:

I - A educação especial deverá ser oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.

II - O atendimento educacional especializado será feito em classes, escolas, serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.

III - Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos para atender às suas necessidades.

IV -  Os sistemas de ensino assegurarão professores com especialização adequada em nível médio ou superior para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
    a) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
4) O princípio fundamental que rege as escolas é o de que todas as crianças aprendem juntas, independentemente de suas dificuldades e diferenças. As escolas devem adaptar-se às necessidades de seus alunos, respeitando os diferentes estilos e ritmos de aprendizagem. Este pressuposto se refere a que tipo de escola?
Alternativas:
    a)  Escola inclusiva.

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