Educação Inclusiva - Atividade Diagnóstica 1
Atividades Respondidas
1)
A arte egípcia revela o modo como esta
civilização concebia a pessoa com deficiência em sociedade.
Figura 1.1 Arte egípcia
2016.2-U1S1-ADG-EI-Q03.JPG
Fonte: Disponível em:
http://www.ampid.org.br/ampid/Artigos/PD_Historia.php .Acesso em: 28 fev 2016
Considerando a imagem e o contexto apresentado, avalie as
seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. As pessoas com deficiência eram respeitadas e
integravam-se nas diferentes classes hierarquizadas
PORQUE
II. os ensinamentos morais dessa época ressaltavam a
importância do respeito às pessoas com nanismo e deficiências.
Alternativas:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é a justificativa da I.
2) A igualdade de direitos apontada na Declaração dos
Direitos Humanos, publicada em 1948, foi o marco inicial para que a sociedade
mundial atentasse para as questões relacionadas à diversidade. Desde então,
existem registros datados de convenções e encontros que resultaram em
documentos direcionados ao público-alvo da educação especial, documentos esses
que parecem complementarem-se na medida em que novos paradigmas são alcançados.
Sobre esses documentos, analise as seguintes sentenças:
I - A Declaração de Salamanca resultou da Conferência
Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: acesso e qualidade em 1994,
reforçando as discussões da Conferência de Jontiem, em 1990.
III - Na cidade de Salamanca surge, então, a inclusão
escolar, que veio romper o paradigma educacional existente, a estrutura
curricular fechada e a homogeneidade da escola.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
d) Apenas I e III estão corretas.
3) Desde a década de 1960, a legislação brasileira vem
abordando a educação especial. Especificamente na Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional (LDB) nº 9.394/96, os direitos do público-alvo da educação
especial são citados e garantidos no texto do capítulo V, que afirma que:
I - A educação especial deverá ser oferecida
preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de
necessidades especiais.
II - O atendimento educacional especializado será feito em
classes, escolas, serviços especializados, sempre que, em função das condições
específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de
ensino regular.
III - Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com
necessidades especiais currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e
organização específicos para atender às suas necessidades.
IV - Os sistemas de
ensino assegurarão professores com especialização adequada em nível médio ou
superior para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular
capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) As afirmativas
I, II, III e IV estão corretas.
4) O princípio fundamental que rege as escolas é o de que
todas as crianças aprendem juntas, independentemente de suas dificuldades e
diferenças. As escolas devem adaptar-se às necessidades de seus alunos,
respeitando os diferentes estilos e ritmos de aprendizagem. Este pressuposto se
refere a que tipo de escola?
Alternativas:
a) Escola inclusiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário