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segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Marcas

História da Apple


1. Introdução

A Apple Inc. é uma das maiores empresas do ramo da informática presentes nos tempos de hoje, recebendo destaques com produtos como iPhone e iPad. Sendo referência em se tratando de modernidade, a empresa teve que passar por uma longa trajetória, tendo momentos de declínio e de sucesso. Passaremos, neste documento, uma visão geral de como foi o momento de criação da empresa, assim como as obras que embasaram o sucesso que ela hoje possui.

2. A Criação

Na década de 70, Steve Wozniak, engenheiro da computação, desenvolveu sozinho seu primeiro computador pessoal, o Apple I. Foi ele mesmo quem fez todo o design e a montagem do produto.
Steve Wozniak
Steve Wozniak
Steve Jobs
Steve Jobs
Com boas expectativas, seu amigo Steve Jobs deu a ideia a Wozniak de levar a obra para o mercado, tendo suas vendas iniciadas em 11 de abril de 1976.
Dez dias antes, Steve Wozniak e Steve Jobs, juntamente com Ronald Wayne, deram início ao legado da hoje Apple Computers Inc. Esse nome foi utilizado durante 30 anos, até que em 2007 foi retirado o “Computers” do nome, reflexão da filosofia da empresa de estar presente em diversos setores do mercado mundial de informática. Para entender melhor como a Apple chegou aos dias de hoje, vamos analisar nas próximas seções, em ordem cronológica, como foram suas primeiras contribuições para o mercado da informática.

3. Primeiros Passos

Como visto no capítulo anterior, o que causou a criação da Apple Computers Inc. foi o Apple I, obra de Steve Wozniak. Esse computador pessoal era vendido como uma espécie de placa-mãe, sem dispositivos que hoje são considerados – a responsabilidade de tornar a máquina em um computador utilizável era de responsabilidade do usuários, que ainda deveriam adquirir gabinete, fonte, teclado e dispositivo de tela. Apesar de tamanha simplicidade, o computador era vendido por 2500 dólares.
Cerca de um ano depois, foi dado início à série Apple II, que foi o primeiro sucesso da empresa. Além de ter um design bem mais amigável do que o seu predecessor, conseguiu fortemente bater os seus principais concorrentes TRS-80 e Commodore PET, pelo fato de possuir gráficos coloridos e uma arquitetura aberta. O investimento numa melhor aparência foi devido à vontade de destinar o Apple II às massas, e não apenas para os entendidos do assunto, como engenheiros e curiosos de informática. Olhando do ponto de vista da arquitetura aberta, Wozniak conseguiu fazer com que o Apple II recebesse uma vasta variedade de dispositivos de terceiros, incluindo controladores de vídeo, discos rígidos, componentes de rede e outros.
O impacto industrial da segunda série dos computadores da Apple Computers Inc. foi enorme, pois foi o primeiro computador pessoal a alcançar o olhar da população em geral – os preços estavam ao alcance da classe média e uma parceria com um consórcio de educação computacional espalhou o uso do aparato nas escolas. Outros mercados explorados foram os de jogos, processamento de texto e impressão.
Talvez um dos maiores destaques do Apple II tenha sido a utilização do aplicativo de planilhas eletrônicas VisiCalc, o primeiro “aplicativo matador” da história dos microcomputadores.
A máquina era vendida por 2300 dólares, com 4 kB de memória RAM, ou $2600 dólares, com o máximo de 48 kB de memória.

4. Apple Lisa vs. Macintosh

Entrando nas proximidades da década de 80, é notável que o que mais se destacou foi o conflito entre duas obras da empresa:Apple Lisa e Macintosh.
Steve Jobs esteve trabalhando no primeiro projeto, mas foi afastado por conta de discussões internas, fato que levou-o a desenvolver o projeto Macintosh, de Jef Rasnkin. Essa pequena separação causou uma competição, onde “ganharia” quem lançasse o computador mais rapidamente. A vitória foi para o Apple Lisa, sendo o primeiro computador pessoal de todos os tempos a possuir uma GUI (interface gráfica). Apesar disso, o projeto foi uma falha por possuir um alto custo e poucos softwares em sua plataforma.
Em 1984 enfim foi lançado o Macintosh, considerado uma obra-prima da empresa. Na época era considerado um microcomputador bastante poderoso por suas capacidades gráficas, desenvolvidas para suportar a intuitiva GUI do Macintosh. Mas a boa recepção não durou por muito tempo, como veremos no próximo capítulo.

5. Crise e Tentativa de Volta ao Mercado

No começo da década de 90 a Apple entrou em um declínio, ao apresentar, por exemplo, o Macintosh Portable e a linha Centris. Este último foi vendido em diferentes confusas configurações, causando o desentendimento do público quanto a diferença das diferentes distribuições e, por consequência, uma péssima imagem para a empresa.
Apple também tentou participar de outros mercados voltados ao consumidor, como o de câmeras digitais e televisões, mas foram tentativas precipitadas que também resultaram em falha.
Outro fator que levou a empresa a esse estado foi a concorrência com o Windows. A Microsoft conseguiu bastante crescimento nessa mesma época, pois se esforçou em entregar softwares para computadores baratos, enquanto a Apple focava em uma experiência mais cara. A empresa de Jobs e Wozniak processou a Microsoft por utilizar uma interface gráfica parecida com a do Apple Lisa, tendo investido muito dinheiro nisso, mas no final das contas o esforço não foi capaz de evitar o arquivamento do processo.
Apesar de todas as perdas, a Apple esforçou-se em meados da mesma década para reerguer-se, investindo em plataformas alternativas como o Newton, plataforma para PDAs. Era notável a dedicação para trabalhar em inovação, visto a criação da Apple Store, tentativa de criar uma nova estratégia de mercado.

6. Ingresso na Modernidade

Foi por volta da virada do milênio que a empresa introduziu o seu grande investimento em design e tecnologia moderna: o iMac.
Nesse tempo a empresa começou a demonstrar os seus maiores crescimentos, iniciando uma aquisição de diferentes companhias e softwares. Visando criar uma amálgama de aplicativos que compusessem um sistema operacional completo e voltado tanto para consumidores quanto para profissionais, nasce o Mac OS X, sendo um sistema estável e seguro.
A partir daí a empresa não parou mais, sendo um dos nomes mais citados quando se trata de inovação e confiabilidade no ramo da informática. É no século 21 que a agora Apple Inc. desprende-se mais da exclusividade dos microcomputadores e aborda os dispositivos portáteis, tendo como melhores referências o iPod, iPhone e iPad.

7. Conclusão

O crescimento da empresa é de fato impressionante: começaram com um projeto pessoal de um dos co-fundadores e virou uma empresa. Passaram por diversos modelos, sendo uns grandes sucessos e outros enormes fracassos.
Apple é uma empresa que direciona mais a sua atenção ao desenvolvimento de produtos sem perder o foco na área de pesquisa. Junto com isso, a experiência, visão inovadora e foco em design permaneceram firmes, fator decisivo à sobrevivência da empresa e definição como uma das maiores que existem até então.
Glauco Roberto Pires dos Santos
Fonte: cin.ufpe.br

História da Apple

História da Apple
Atualmente, é difícil quem não olhe para a emblemática maçã mordida e não lembre da Apple.
O símbolo da companhia carrega os atributos de tecnologia e inovação, reconhecidos pelo mundo inteiro.
Você já parou para pensar de onde veio a ideia da maçã?

A Maçã

Existem duas vertentes sobre a história do logotipo da Apple.
Uma delas que Jobs e Wozniak eram fãs de Beatles e, para homenagear a banda, escolheram o nome e símbolo da gravadora que eles criaram, Apple (o que gerou posteriormente um processo judicial). Outra versão diz que o símbolo é referência a Isaac Newton e a Lei da Gravidade, tanto que o primeiro logo criado pela empresa retrata a cena do físico e seu episódio com a maçã.
Steve Jobs
O i minúsculo que antecede o nome dos produtos, marca registrada da Apple (como iPad, iPhone e iPod), representava no início “internet”.
Hoje em dia, traz referência ao individual e pessoal, pois “I” em inglês significa “eu”.
Steve Jobs recebe anualmente US$ 1, segundo contrato. Por causa disso, ele aparece no Guiness Book como CEO com o menor salário do mundo. Porém, sua fortuna é estimada em US$ 6 bilhões, devido às ações da empresa e bonificações.
Apple é a empresa de segundo maior valor no mundo, aproximando-se dos US$ 300 bilhões. A companhia fica atrás da Exxon Mobil, petroleira, com US$ 370 bilhões.
Fonte: www.editoraevora.com.br


Nike


Nike é uma marca de calçados e artigos esportivos que, seja por sua tecnologia de ponta, que marca presença em todos os meios esportivos; seja por sua história de sucesso, que a tornou uma das maiores empresas do mundo, ela é alvo da curiosidade de milhares de pessoas das mais diferentes culturas, profissões e classes sociais.

Comprar Nike

Além de poder comprar calçados e produtos Nike em lojas próprias da rede em diversos países do mundo, inclusive no Brasil no bairro de Pinheiros, também é possível comprar tenis Nike online e em lojas multimarcas em todo lugar. Escolha o seu modelo preferido e garanta já o seu!
História da Nike
Nike tornou-se conhecida por oferecer tenis confortáveis que melhoravam o desempenho dos atletas devido a uma entressola acolchoada, que revolucionou o conceito de calçados esportivos e ganhou destaque nos meios de competição, principalmente, no atletismo.

Modelos de sucesso

Os avanços e investimentos em tecnologia sofriam aprimoramentos constantes, permitindo a Nike oferecer ao mercado tênis cada vez mais leves e macios, com uma ótima aderência a solo e muita flexibilidade.
Mas o modelo que revolucionou a história da Nike foi o tênis Nike AIR, que possuía uma entressola dotada de câmara de ar que absorvia os impactos e ainda garantia uma leveza e resistência impensada ao calçado esportivo.
História da Nike

Modelos preferidos

O tenis NIKE AIR sofreu vários aprimoramentos: Nike Air Max, Air Max ’90, Air Max 180, Air Max ’93, ’95, ’97, ’03 e finalmente o modelo Air Max 360, no qual toda a entressola foi substituída por apenas ar.
História da Nike

Sucesso Nike

Nike passou também a investir pesado em campanhas publicitárias e patrocínios de atletas com alto desempenho em diversas modalidades esportivas como Ronaldo, Michael Jordan, Lance Armstrong, Maria Sharapova entre tantos outros, associando o desempenho número 1 ao anseio de se tornar a marca número 1 do mercado esportivo.
Hoje, uma das maiores empresas do ramo, a Nike (alusão à deusa grega da vitória Niqué) é a principal concorrente da gigante Adidas e continua a investir em lançamentos constantes de calçados e novidades para atletas e consumidores, seduzindo-os com o slogan “Just do it”, motivando todos os usuários a se tornarem verdadeiros vencedores.
Fonte: www.sapatos.net

História da Nike

Nike, uma história de sucesso

Nike há mais de 30 anos produz tênis e fabrica sonhos. A marca conquistou vôos altíssimos ao longos dos anos e conquistou um lugar inigualável no topo da área comercial.
Sempre inovando, buscando modernização, com super tecnologia, e produtos de lançar moda, a Nike conquistou seu espaço e se tornou uma empresa de total sucesso no mundo todo. O seu tradicional e famoso logotipo, é a grande impulsão da marca que se espalhou por todos os lugares. Hoje se tornou um mito que patrocina mitos.


A empresa foi idealizada na década de 60 por Phil Knight, um ex-atleta de corridas de média distância. O projeto começou de forma muita pequena com produção apenas de tênis de atletismo. Nessa época todos os negócios aconteciam de forma direta e pessoal. Ainda faltava maiores recursos, um nome e algo que representasse graficamente a marca. Só com o passar dos anos é que tudo foi se desenvolvendo, se aperfeiçoando, ganhando maiores investimentos, e assim se tornando uma verdadeira potência na área de produtos esportivos.


Em 1971 surgiu o famoso símbolo da marca, através da estudante de design gráfico, Carolyn Davidson. Ela recebeu apenas US$ 35 por criar esse “difícil” desenho que ficou conhecido como Swoosh.
Logo depois surgiu então o nome Nike, sugerido por Jeff Johnson que era um ex-rival de Phil nas corridas. Ele teve um sonho com a Deusa grega da vitória Niké que podia voar e correr em velocidades acima do normal. Acabou sendo um nome bem apropriado para a marca que hoje se consolida cada vez mais.
História da Nike
A coisa foi ganhando proporções maiores a partir deste ponto. Na década de 80 sua expansão internacional já começava a gerar muitos lucros e grande valorização.
Surgiram laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, maior infra-estrutura, profissionais gabaritados, e os produtos foram abstraindo um cara, uma característica própria da Nike.
E assim o crescimento seguiu ladeira a cima, só encorpando ainda mais tecnologia e qualidade, conquistando o coração do mundo.
Hoje a Nike é a marca esportiva preferida em todas as pesquisas, capaz de patrocinar os maiores eventos, clubes, e astros do esporte. Ela é líder mundial no mercado de vendas de material esportivo, um feito construindo com trabalho, dedicação, superação e a vontade de sempre querer vôos mais altos.
Fonte: www.imoveisturismoeviagens.com.br






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