Família

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segunda-feira, 23 de abril de 2012

Ensinando a Luísa a ler - Método Doman de Leitura


 Programa de Leitura

Material : * tiras de papel cartão (13x48cm cada)Pincel atômico vermelho (eu prefiro o Pincel Marcador Vermelho, da Compactor. É melhor que o da Pilot).

Como Fazer 

Com o pincel atômico, escreva uma palavra em cada tira. Faça as letras bem grandes ( 5 a 7 cm).
Use letras minúsculas, pois é assim que aparecem nos livros. Use maiúsculas somente no início de substantivos próprios.




Organização dos jogos, Segundo Glenn Doman

Prepare jogos de palavras. Cada jogo deverá ter no máximo 5 palavras. Mostre apenas um jogo a cada sessão. Se possível, mostre cada jogo 3 vezes ao dia, durante 5 dias. No total seu filho verá 15 vezes cada palavra. Depois disso, é hora de substituir as palavras antigas por novas.
Veja o exemplo:
JOGO 1 - mamãe, papai, Pedrinho, nariz, vovó
JOGO 2 - carrinho playmobil, bola, peteca, tambor
JOGO 3 - elefante, rinoceronte, tatu, jibóia, minhoca



Os cinco níveis do processo de leitura

Nível 1 - palavras simples
Nível 2 - pares de palavras
Nível 3 - frases simples
Nível 4 - frases complexas
Nível 5 - livros


Como proceder nas sessões

Jamais force seu filho a participar das sessões. Mostre as palavras rapidamente, sem insistir para que ele olhe as palavras. Se ele não quiser olhar, suspenda a sessão e aguarde uma oportunidade melhor. Sempre encerre as sessões, com beijinhos, abraços, ou outra manifestação de carinho. Você também pode elogiar seu filho ou dizer palavras motivadoras, como “ Muito bem, Jorginho” ou “Como você é inteligente!”
Para mais detalhes, sugerimos a leitura do livro Como Ensinar Seu Bebê a Ler, de Glenn Doman.


Idéias Divertidas para Ensinar Seu Bebê a Ler


Algumas crianças e bebês maiores não gostam de ficar sentados paradinhos, enquanto você lhes mostra as palavras. Talvez seu filho precise de um programa mais interessante, criativo e divertido. Nesse caso, siga essas dicas, testadas e aprovadas por mães de todo o mundo:

1) Palavras na parede - Com fita crepe, cole palavras na parede. Carregue seu filho e mostre as palavras , usando um tom de voz animado. Para deixar a brincadeira ainda mais emocionante você pode correr com seu filho no colo, de uma palavra até outra


2) Palavras escondidas - esconda palavrinhas dentro de armários ou gavetas ( pode colar na parte interna das portas). Ao abrir a porta do armário, diga o nome da palavra;

3) Palavras com figuras - mostre sempre a palavra primeiro, em seguida mostre a figura ( você pode colar a figura atrás da palavra , ou criar um pequeno livrinho);

4) Legendas - use as palavrinhas para rotular os objetos em suacasa. Ex: colar a palavra porta na porta de entrada, e assim por diante.

5) Crachás – faça um crachá bem grande com o seu nome, faça também um para o seu filho, para o papai, para as bonecas, etc.

6) Brincadeiras diversas - entregue uma escovinha de dentes ao seu filho, e peça que ele "escove os dentes" das palavrinhas;

7) Palavras magnéticas - veja aqui. 

8) Bingo - Faça um bingo com figuras, como na ilustração abaixo. A criança pesca as palavras. Anuncie em voz alta a palavra sorteada (ou pescada). Se ela já estiver lendo, e quiser ler em voz alta, tudo bem.


As técnicas acima funcionam muito bem com a maioria das crianças, mas você pode e deve inventar outras de acordo com o perfil do seu filho.


MÉTODO DOMAN: leitura ou "decoreba" de palavras?

Pergunta:  Pelo que eu percebi, o método Doman não ensina realmente a ler, e sim, a memorizar  palavras. Entendi certo?

Resposta:  Entendeu errado. Na verdade, a memorização de palavras propriamente dita, é apenas uma das etapas do método. Nos demais níveis, ocorre uma revisão das palavras aprendidas, por meio de frases, pares,  textos curtos, livrinhos, brincadeiras e jogos.
Quanto à memorização, é bom lembrar que as crianças são capazes de memorizar tudo quanto lhes ensinarmos, pois realmente têm uma memória privilegiada. Memorizam rostos, os nomes das pessoas, dos objetos, letras de músicas, versinhos e até palavras. Só aprende quem tem memória, pois sem ela, é impossível fazer associações e guardar novas informações. Quando aprendemos algo de verdade, lembramos por muito tempo daquilo. Se não guardamos um ensinamento em nossa memória, não houve aprendizado.
Ao visualizar e memorizar palavras, a criança começará, sim, a inferir a fonética da língua e, consequentemente, aprenderá a ler. Portanto a memorização no MD, que é um método audio-visual, tem um objetivo: o letramento.
Moral da história: não há nada de errado com a memorização.
Fui clara?



Fonte: ensineseubebe.blogspot.com.br


Estratégia 1: pares mínimos
Dependendo da frequencia e do número de sessões, ensinar uma criança a ler pelo método Doman pode levar anos. Quando digo "ler", quero dizer ser capaz de ler  palavras inéditas. Tenho percebido que a maioria dos pais que obtiveram sucesso com o método, complementaram com método fonético ou silábico. Isso é recomendável, principalmente se você estiver ensinando uma criança de 5 anos a ler.
Entretanto  também é possível agilizar o processo usando exclusivamente o Método Doman. Vamos à primeira estratégia:
  1. De vez em quando, mostrar pares mínimos de palavras. Pares mínimos são palavras que se diferenciam apenas por um único fonema (som). Ex. GATO e PATO são exatamente iguais exceto pelo som inicial,/g/ e /p/, respectivamente. A criança percebe  essa  diferença, e fica mais fácil depreender os fonemas, e reconhecê-los em outras palavras, associando-os aos símbolos (letras). Glenn Doman desaconselha essa técnica, principalmente para bebês. Entretanto, em seu livro "Como Ensinar seu Bebê a Ler", na pág. 75 (ed. 6),  reconhece o caso de sucesso de um bebê que aprendeu a ler usando o recurso dos pares mínimos. O método Brill Baby também adota essa estratégia.  É aconselhável chamar a atenção do seu filho para a semelhança entre algumas palavras, principalmente se ele já tem mais de 4 anos. Mas, por favor, não é para abusar desse recurso. Use o bom senso e a criatividade.
OBS: dizemos "pares", mas na realidade, podemos trabalhar com um grupo de 3 ou 4 palavras, como: pão, cão , mão. 

      Estratégia 2: Monossílabos 
      1. Acrescente palavras monossílabas (de uma só sílaba) com frequencia - Ex: pó, pá, vá, sol, pé, má, lá, tu, fé, vem, só, ai (interjeição), oi,   (som da ovelhinha), mu (som da vaquinha), etc.
                No meu caso, a estratégia dos monossílabos mostrou-se bastante eficaz. Aos 3 anos e meio, com poucas semanas de método Doman, minha filha mais velha concluiu : Olha, mãe! "Bonita" tem "tá". "anão" tem "não". Essa dedução foi possível, porque ela conhecia bem os monossílabos "não" e "tá", e podia identificá-los dentro de qualquer palavra.
      A técnica dos monosílabos sem dúvida ajuda a criança a depreender mais rápido a correspondência letra-som, em nossa língua. E é justamente a aquisição desse conhecimento que vai permitir à criança ler palavras inéditas.


                  Método Doman no Power Point:Funciona?


                  Sim, funciona. Mas dependerá muito das preferências da criança, e do quão interessante você torna as apresentações. É algo muitosubjetivo. Conheço mães que usaram apresentação em Power pointpara mostrar cartões com pontos, equações e tiveram sucesso. Uma delas inclusive chegou a níveis avançados com sua filha, de modo que quando aparecia um slide inédito mostrando


                  5+ x= 6

                  a menina, que tinha apenas 3 anos imediatamente respondia que xvalia 1.

                  Honestamente, eu acho que devemos usar variados recursos e materiais para ensinar um determinado assunto. Só Power Point, ou só cartóes com bolinhas vermelhas cansam. Já falei aqui que o método Doman de matemática tal qual foi concebido, funciona melhor com bebês. Com crianças de 1 ano e meio, por exemplo, é melhor diversificar as ilustrações . Ex: nas quantidades de 1 a 10, mostram-se bonequinhos, de 11 a 15, borboletinhas, de 16 a 20, carrinhos ou homens-aranha... Também podemos mostrar as figuras (quantidades) como no método Kumon. ( Se você não tem idéia de como é, basta visitar uma unidade Kumon, e pedir para ver o livrinho que eles usam para crianças da pré-escola). Já com crianças a partir dos 3 anos, acho que o Método Montessori é bem mais divertido.

                  Exemplo de uma apresentação em Power point para treinar
                  multiplicação (Matemática Concreta)
                  Até porque, nele, a criança tem uma atitude ativa no processo de aprendizado. Pode manipular, construir, desconstruir... é um aprendizactante. Já no método Doman de Matemática o aprendiz tem uma postura quase que totalmente passiva (por isso mesmo mais adequado a bebês bem novinhos). Lembremos que o próprio GlennDoman é grande admirador da metodologia Montessori, o que sempre fica evidente em seus livros.
                  Com minhas filhas, usei Power Point para aplicar Método Doman,Montessori e Matemática Concreta em geral, principalmente multiplicação (ver fig. acima). Foi um sucesso. E também inventei historinhas para contextualizar os conceitos matemáticos, como por exemplo, "A herança do Rei"(multiplicação com centenas) e "O tesouro dos Piratas" (multiplicando por mil).

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