Família

Família

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

"Palavras apenas"

Adriana Calcanhoto

Tenho-a como referência musical, faço citações e resolvi usar estas para designar os devaneios que escreverei...


Cíclico

Se a vida é cíclica,  (tenho um colega que vive repetindo esta frase com se fosse o terço bizantino)



Negra Touro

Começo a história pelo ponto mais engraçado, a arte em que o padre na hora do casamento de meus pais troca o nome de minha mão pelo de minha tia durante toda cerimônia! O fato não diminuiu a antipatia da segunda pelo noivo, que durante o namoro ela fez subir o morro várias vezes correndo atrás dele com um facão. Mas a ira da Titia começou no dia em que resolveu se rebelar diante de tamanha  preguiça da irmã mais velha e em pleno sábado dia de receber o namorado ela não limpou a casa, e mamãe teve que fazê-lo, nas coxas mas... quando terminava o último degrau da  escada numa limpeza preguiçosa e forçada, eis que chega o príncipe encantado e comenta dengosamente: _Tadinha de minha negrinha limpando a casa para me esperar!!! Isto sim tocou o ego da irmã mais nova que alimentou um ódio, agora justificado pelo cunhado!
Mas além de ser uma fera, pois era de escorpião, tinha um olhar 01 ( usei como referência olhar 43 baseado na escala numérica crescente na lógica de que quanto menor mais forte seria) que congelava, até hoje ele é muito usado em nossa família, foi católica, espírita e crente.
Como católica devota fervorosa de Santo Expedito e Maria Elisabete, como espírita frequentadora assíduo de um Centro Espírita do bairro e como irmã da igreja uma chata que tornava os diálogos exaustivos devido a insistência de que só sua atual religião era correta e aposto que ela ficou c aquele olhar fuzilante em direção ao Pastor que lhe dedicou as últimas palavras no seu velório, eu ria por dentro, apesar de estar triste pela perca, chateada por que seu último desejo de receber a visita de seu ex não ter sido realizado e ria por que nunca ouvi tanta besteira ser dita em um velório, cabe mencionar que ele foi tão infeliz nas palavras que superou o padre que mencionei anteriormente.
Ela era terna, carinhosa, paciente, comigo, cada vez que eu ia para casa me esperava c uma omelete deliciosa, e passou a minha infância cuidando de mim e suportando um marido alcoólatra que chegava chateando na  madrugada. Em tempo lembro-me de uma noite em que ao chegar perturbando a paz Vô Zula pegou uma concha ( sim uma concha) e deu-lhe pela cabeça e mandou dormir. (ponto), ela também fez milhares de "nega maluca" para mim, meu bolo favorito na época, lembro que ele crescia, crescia, derramava, depois baixa, mas mesmo assim ela fazia a cobertura e comíamos. 
Quando surgiram os medicamentos baseados em células tronco ela escreveu uma carta o Presidente da República da época, que nunca obteve resposta mas sempre ficou na espera, se ofereceu para ser cobaia para a testagem de medicamentos. Teve diabetes devido a má alimentação & alcoolismo, bebia tudo, ou melhor a passou a beber tudo que encontrava pela frente, chegando no álcool e até perfumes muito triste, eu colecionava bebidas naquele tempo e guardava latas de cerveja embaixo da cama, ela as furava e bebia, depois devolvia no lugar, em recipientes de vidro substituía o líquido por água, muito triste. 
Era bonito, muito bonita, negra, encorpada, com faces rechonchudas e rosto redondo, muito bonita mesmo.
Me ajudou sempre, todos os dias de sua vida, inesquecivelmente amável de dedicada a me fazer feliz, ela era como um muro que me antecedia e protegia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário