Família

Família

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Zula

Zula

Nome: Izolina Freitas da Silva, vulgo Tia Zula, D. Zula e Vô Zula. Quem nunca teve na família algum membro que não foi criado pela avó? No caso eu fui a contemplada, a sortuda!
Vô Zula era vovó atenciosa, carinhosa, baixinha e bundudinha parecia uma formiga saúva, negra, com cabelo preso, sempre, bem penteado e preso, sempre!
Me  lembro dela na frente da pia, bem, partindo do princípio que ela era dona de casa, é quase impossível lembar da Vó Zula longe da pia...
Vó Zula me dava pão com açúcar em cima, disto também não esqueço...
O que sei pelas lembranças é vago mas o que as evidências me apontam é que me embasará. Como dona de casa cuidou e criou  cinco filhos quatro mulheres e um homem, a elas deu, como era o costume da época o nome de Maria, ai surgiram as Saletes, Marlenes, Rosas, Glórias e tantas outras Marias, mas estas quatro eram da Tia Zula, tinha o Luis, menino, negro, alto, magro, único filho homem que ñ era José nem Antônio, mas Carlos, Luis Carlos! Luis se foi antes da mãe...
Vô Zula usava saia,a credito que vem daí minha referência, a parte de trás ficava mais curta erguidinha. Lembro dela caminhando e mancando, mas por que ela mancava? Não sei! Também caminhava com as mãos em x nas costas, isto me é claro, parece q a veja caminhando...
Casada, paciente, amorosa, disposta, varria o terreiro com vassoura que juntava no mato...
Como ninguém é perfeito lembro que a cada presente que ela me dava comprava um igual para a Simone, minha prima, eu particularmente odiava aquela prática dos iguais, tanto odiava que certa vez comprei uma botinha que além de amarelada na frente era larga deixava o pé terrível, foi minha vingança pela Negra Moni sempre ter as coisas iguais as minhas. E quando não gostamos de algo também reproduzimos, e eu reproduzi!

Pergunto:
1. Quem eram as amigas de Tia Zula?
2. Quem eram suas comadres?
3. Quando ela nasceu e morreu?
4. Que idade ela tinha quando casou?
4. Quem foram seus pais? Pai Crispim Madrasta
5. Seus irmãos? Lurdes, Maximilia (Tia Miloca)
6. Primos, tios?
7.Sogros?
8. Qual sua comida favorita?
Lembrei de algo muito importante de Vô Zula, era matriarca,acredito que ela teve que tomar as rédeas por que Faustino faleceu e a deixou c as decisões a serem tomadas, e ela o fez, o que lembrei é dela na ponta da mesa, mais outra característica que puxei por ela, a posição,e neste lugar ela em festas com a casa cheia fazia um brinde : "Com esta taça na mão saúdo o dono da casa..." quem saberá o resto do verso, sou a mais velha das netas, logo...
No quarto da Vó Zula tinha um quadro com uma foto, não lembro bem...
Lembranças...E as lembranças não são exclusividade minha elas podem ser partilhadas e compartilhada.
E as perguntas foram respondidas pela Salete e Glória, mancava devido a um reumatismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário