Família

Família

sábado, 9 de julho de 2011

Batizado

No mês de Julho foi o Batizado da Anabela, na casa do Dindo Breno. Lá o Padre Lindomar explicou o significado do Batismo além de fazer uma linda cerimônia que nos emocionou e conscientizou. O que nós não sabíamos é que poderíamos ter quebrado o gelo da água que seria abençoada para batizarmos nossa pequena.


 

Batizado e o seu real significado

Batizar os bebês é uma tradição. É raro encontrar alguém que não foi batizado mesmo vindo de família pouco ou quase nada religiosa. Casar na igreja é opcional mas batizar os filhos virou quase um evento social. Logo que a criança nasce surge a indagação de quem serão os padrinhos. Nessa hora vale uma reflexão sobre o significado do batismo e o real papel dos padrinhos.
O batismo é o primeiro dos sete sacramentos da Igreja Católica. Recebendo esse sacramento a criança nasce para a fé e para a vida cristã. Por trás de cada gesto nessa cerimônia há um importante significado como a água que é jogada sobre a testa da criança, que representa vida nova, o óleo que simboliza a força da graça de Deus contra o mal; purificada e da vela, que é a luz da fé; a roupa branca é um importante símbolo deste ritual, que indica a pureza do corpo e da alma daquele que está recebendo o batismo.
Os padrinhos geralmente são escolhidos por serem pessoas queridas pela família. Mas só isso não basta. Ao aceitar o convite para batizar um bebê os padrinhos assumem, junto com os pais, a responsabilidade pela educação religiosa da criança. Quando falamos em “padrinho” e “madrinha ou “compadre” e “comadre” estamos especificando a pessoa que estará junta “com o pai” e “com a mãe”.
Por isso é importante que eles sejam cristãos praticantes, mesmo que os pais sejam indiferentes em relação a vida espiritual do filho, a função do padrinho e da madrinha é de intervir e/ou substituir os pais nesta missão. Quando os padrinhos são presentes e participam da vida do afilhado ambos ganham, a criança, que se sente amada e valorizada e os padrinhos, que tem a chance de vivenciar as descobertas puras e genuínas da infância.










Fonte:http://www.dicasdemae.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário