Família

Família

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Louva-deus - Artrópodes - 6ª Série


Diário de Biologia | BioBlog 



Posted: 10 Jul 2012 03:20 AM PDT
“Olá! Karlla parabéns pelo seu trabalho… Gostaria de saber se louva-deus come pássaros?” Denis/Limeira
Os Louva-deus são insetos da ordem Mantodea e possuem tantas particularidades que são chamados de insetos alienígenas, não só pelas suas características morfológicas que lembram filmes de alien, mas também pela sua dieta carnívora incrivelmente desproporcional para um inseto. Inclusive já falamos daquele costume nem um pouco normal das fêmeas comerem a cabeça do macho após a cópula, leia AQUI.
Tantos rodeios para confirmar: os Louva-deus são ávidos caçadores de pássaros SIM, tendo preferência principalmente pelos beija-flores que são aves menores. São máquinas de matar perfeitas, armadilhas vivas, podendo inclusive caçar pequenas lagartixas e morcegos menores. O ataque conta com garras dianteiras espinhosas com formato de pinça e um reflexo tão rápido que é impossível acompanhar um “bote” a olho nú.
O ataque consiste esperar a distração da vítima por muito tempo, podendo chegar a horas. O Louva-Deus usa os espinhos das pernas anteriores para prender a ave pelo peito não muito maior que ele (quase sempre um beija-flor) e então devora a carne daquela região. Vejam nas fotos!
Louva-deus são insetos legais, mas fico aliviada que eles não podem passar de 15 centímetros ou então passariam a consumir seres humanos!
 
FONTE: Bird Watchers

Nenhum comentário:

Postar um comentário