Família

Família

sábado, 4 de agosto de 2012

Pés


Li esta reportagem na GNT ( gnt.globo.com) e achei digna se ser compartilhada e claro vou usá-la p trabalhar o corpo humano com meus alunos.



Pés revelam traços da personalidade

pés revelam traços da personalidade

Diz a sabedoria popular que os olhos são o espelho da alma. Por eles, é possível ter uma ideia do que se passa na cabeça da pessoa. Mas o que muita gente não sabe é que os pés também permitem conhecer alguém a fundo. Segundo o reflexoterapeuta Osni Tadeu Lourenço, uma olhada atenta a essa parte do corpo revela traços da personalidade de cada um. E ele sabe do que está falando: é representante, no Brasil, do livro ‘A linguagem dos pés’, do holandês Imre Somogyi, e ajudou o autor europeu em seu segundo livro, ainda inédito por aqui.

Segundo os especialistas, quanto mais bonito é o pé, mais equilibrado é o seu dono. “Do mesmo jeito que os pés sofrem alterações por causa de traumas emocionais, voltam ao normal quando a pessoa passa por uma transformação interior que ajuda a superar esses problemas”, garante Osni. Nesse quesito, a reflexologia tem papel fundamental: ao pressionar certos pontos dos pés, o terapeuta estimula o cérebro a corrigir o que estava errado. “Não dá para estabelecer um número mínimo de sessões necessárias, mas ao fim da primeira a pessoa já sente os efeitos do tratamento e percebe que algo está diferente”, diz ele.

Confira um guia básico para ler os pés

Cada um dos dedos corresponde a um aspecto da vida da pessoa. No pé esquerdo, do dedão em direção ao mindinho, temos tristeza, sentimentos, criatividade, amor e confiança/sexo. No direito, seguindo a mesma ordem, aparecem alegria, desejo/vontade, atividade/decisão, apego e medo/insegurança. “Pela análise de cada ponto, o terapeuta tem condições de saber até o ano em que aconteceu o trauma na vida do paciente”, afirma Osni.


Confira um guia básico para ler os pés

confira um guia básico para ler os pés

Pedimos ao reflexoterapeuta Osni Tadeu Lourenço para montar um guia básico de leitura dos pés. Mantenha os dois bem plantados no chão e aproveite.

Dedão levantado, com a unha virada bem para cima – Indica uma pessoa sonhadora, daquelas capazes de se desligar completamente da conversa quando o assunto não lhe interessa.

Dedos bem separados – Indica alguém individualista, independente a ponto de não se envolver muito com os outros e pouco apegado à família.

Dedos muito juntos - Personalidade oposta a de quem tem os dedos separados. Pessoa muito ligada à família.

Calosidades – Em geral, indicam mágoas e frustrações. Calo em cima do dedo anterior ao mindinho, por exemplo, representa um trauma afetivo que fez a pessoa se fechar para não sofrer novamente. Quando o calo aparece no mindinho, é sinal de confiança abalada (o dono do pé sente dificuldade em confiar nos outros e até em si mesmo).

Pé harmonioso – O teste é feito com uma régua na diagonal. Se todos os dedos tocarem sua borda, significa que o dono deste pé é uma pessoa equilibrada e estável.

Dedão mais curto em relação aos outros dedos – A pessoa não expressa sentimentos com facilidade.

Dedão grande demais em relação aos outros – Indica uma pessoa falante, que nem sempre se preocupa com o que está dizendo desde que possa continuar a conversa.

Joanete – Aparece em pessoas que colocam os interesses dos outros acima dos próprios sonhos e se lamentam por isso.

Dedos virados para baixo, em forma de garra – Indica alguém perfeccionista e mandão, do tipo que quer tudo sempre do seu jeito.

Dedo desviado – Qualquer dedo do pé desviado na direção do mindinho é sinal de alguém que tem pressa em chegar ao futuro, quer alcançar rapidamente seus objetivos. Quando o dedo se inclina na direção do dedão, demonstra que a pessoa vive fazendo comparações com o passado.

Dedo de ponta quadrada – Indica alguém que não se preocupa em agir com tato.

Dedo torcido – Sinal de alguém que está procurando um novo rumo e mudou algum comportamento adotado anteriormente.

Dedos retraídos – Pessoa dominadora e, às vezes, manipuladora.

Dedo escondido – Quando um dedo fica embaixo de outro é sinal de que a pessoa encobre emoções.

Dedo grande demais em relação aos outros – Indica que a pessoa se desenvolveu demais na área representada por aquele dedo (veja a lista em Pés revelam traços da personalidade).

Escalda-pés: aprenda a relaxar sem sair de casa

Este conteúdo faz parte de uma seleção feita pelo GNT. Confira o guia completo!

siga as instruções abaixo

Chegou em casa cansada depois de um dia intenso de trabalho? Além de um relaxante muscular, você merece um bom escalda-pés. Componentes como tangerina e hortelã ajudam a deixar os pés estressados nas nuvens, com ação drenante e antisséptica.

Especialistas mostram como deixar pés impecáveis

Siga as instruções abaixo para fazer um escalda-pés em casa:

Mergulhe o pé, por dez minutos, em uma bacia com água morna com essências de tangerina e folhas de hortelã. Deixe 10 minutos de molho na água.

Na sequência, faça quinze minutos de massagem circulares nos pés com creme esfoliante. No caso da esfoliação, não exagere. “As mulheres esfoliam demais os pés e passam uma lixa grossa que pode machucá-los", diz Silmara Beltran, esteticista do Club Capelli. Ela sugere que eles sejam esfoliados com uma lixa fina e nunca de madeira, pois podem criar fungos. "Isso é um veneno para o pé”, alerta.

O escalda-pés também pode ser feito com camomila (acalma), sal grosso (ajuda na drenagem), hortelã (ação antisséptica), tangerina (estimulante linfático e calmante), lavanda, eucalipto, mentol e óleos essenciais. “Só mergulhar os pés em água morna já alivia e faz bem, inclua isso na sua rotina”, lembra Silmara. Para dar certo, a água precisa estar bem quente e a imersão deve ser até a altura dos tornozelos.

A manicure das estrelas, Neide Oliveira, também revela seus segredinhos para deixar o pés de atrizes como Juliana Paes macios. O processo de esfoliação é feito com bucha descartável, a base de calmantes para a pele e anti-inflamatórios naturais para tratar as rachaduras dos calcanhares, calos e irregularidades da pele. “A ação é instantânea e o produto age regularizando o crescimento celular  à base de hidratação intensiva”, explica.


operação salto alto: como cuidar dos pés antes e depois de calçá-lo

Ao usar salto alto, fique atenta ao cuidado dos pés / SXC
Símbolo de elegância, as mulheres não abrem mão dos sapatos de salto alto. Mas o desconforto vem para todas. “Foi constatado que uso do calçado de salto alto causa dores nos pés tanto em mulheres que usam raramente quanto nas que usam mais de três vezes durante a semana”, diz a dermatologistaAlessandra Haddad, citando uma pesquisa realizada com 152 mulheres.

“O salto alto diminui a função de bomba muscular dos músculos da perna podendo, com o uso contínuo, provocar hipertensão venosa nos membros inferiores, dando varizes”, explica. Para usá-lo sem maltratar os pés, são recomendados alguns cuidados, que começam na hora de escolher o sapato.

Software dá dicas de como combinar seus sapatos

O sapato perfeito para os pés
Não se deixe levar pelo encantamento com os saltos altíssimos se estiver escolhendo um modelo para usar diariamente. “O que se aconselha é que o salto nunca deve ultrapassar os quatro centímetros de altura e que também nunca seja totalmente rasteiro”, explica o podólogo Rogério Romeiro.

As dicas na hora de escolher: ”sempre os de saltos mais largos, que possibilitem maior estabilidade”. E ficar atenta ao modelo. “Dê preferência a calçados que tenham ajuste. Nunca use sandálias com tiras muito finas e que mudem o posicionamento normal dos dedos (para evitar joanete)”, recomenda Rogério.

Na hora de tirá-los, invista em massagens
Evite ficar por muito tempo com o salto. Alessandra recomenda massagens.“Fazer massagens tipo crânio sacral ou de relaxamento da musculatura com óleos essenciais de gengibre, tea tree ou lavanda”. Rogério sugere ainda banhos com água morna para aliviar o desconforto.“Caso tenha ocorrido algum ferimento, use algum procedimento cicatrizante”, diz o podólogo.

Os calos e joanetes
“Os calos são uma proteção da pele, a qual fica espessa quando está sendo submetida à pressão ou fricção constante. O problema surge na parte do pé sobrecarregada por uma distribuição desequilibrada do peso corporal”, explica Alessandra. Para evitá-los, Rogério sugere evitar calçados frouxos: "eles obrigam os seus dedos a ficarem em garra para segurar o calçado e aumentar o atrito sobre os dedos”. Para tratá-los, vale o acompanhamento de um profissional.

Já os joanetes são comuns em mulheres que usam saltos, sapatos com bico fino e muito ajustados nos pés. “A metatarsalgia (a dor que aparece na região frontal dos pés), com o uso constante do calçado, pode levar a formação de joanete na parte externa do ‘dedão’" diz Alessandra. Nestes casos é necessário procurar um especialista.

“Nunca use sandálias que provoquem o estufamento dessa articulação. Dê preferência às tiras mais largas, que fique sobre a articulação e não empurre o dedo para dentro”, recomenda Rogério.

Cuidados com as unhas
As unhas podem encravar com o uso do salto. “Evite cortar os cantos das unhas arredondados. Ela deve ser cortada reta, de preferência tirar pouca ou nenhuma cutícula. Para fortelecer as unhas, algumas gotas de óleo de tea tree à noite pode ajudar”, sugere a dermatologista.

Para evitar o chulé
“O odor pode estar relacionado a uma hiperproliferação bacteriana”, explica Alessandra. Para combater a sudorese com cheiro, a dermatologista recomenda produtos com cloridróxido de alumínio e anti-sépticos.

Óleo de coco e creme com cânfora são algumas das dicas para cuidar dos pés

milena toscano e thaila ayala revelam seus truques
Em nome da beleza, as mulheres não abrem mão de um belo salto alto, das sandálias e de sapatos que nem sempre são confortáveis. O que fazer, então, para relaxar e manter os pés sempre bem cuidadosNo "Vamos Combinar" desta semana, a editora de moda Adriana Bechara diz que passa óleo de coco para hidratar a região. Já a atriz Milena Toscano, usa creme com cânfora para relaxar e faz as unhas a cada 15 dias. 

O clássico escalda-pés é a dica da pologista Erica dos Santos para revigorar os pés, que também ensina um receitinha caseira com óleo de amêndoas e açúcar para fazer esfoliação. Confira:



Pés detonados: saiba como recuperá-los após a balada


conheça exercícios que você pode fazer para cuidar deles

Seja em um salto alto ou com um tênis superconfortável, curtir shows, baladas ou festas detona qualquer pé. Ou você não lembra da última vez em que "se acabou" e não conseguiu pisar no chão ao acordar? De acordo com a reflexologia, o pé é uma área onde estão terminações de feixes de energia que estão ligados a todo o corpo. Ou seja, sobrecarregá-los pode acarretar problemas ainda maiores, como dor nas costas, nos quadris e na cervical. 

Escalda-pés: aprenda a relaxar sem sair de casa

Assim que a folia acabar, reserve um tempo para recuperar seus pés. "Um simples escalda-pés (não indicado para diabéticos) é capaz de milagres. O calor da água puxa a circulação para os pés, o que ajuda a esfriar até a cabeça", sugere o podoterapeuta Luiz Pedreira, fundador da rede Spé.
  • 1
    Dicas básicas para recuperar dos pés
    Coloque os pés em uma bacia de água quente por cinco minutos. Passe-os para outra, de água fria, por 30 segundos. Repita a imersão três vezes. 

    Com os pés secos, espalhe um creme hidratante e faça uma massagem por 10 minutos com movimentos de deslizamento.

    Sente-se, apoie o pé em uma bola de tênis e faça movimentos para frente e para trás, do calcanhar às pontas dos dedos.

    Coloque as pernas e os pés para o alto por cerca de 15 minutos, o que contribui para evitar inchaço, além de ser ótimo para ativar a circulação.
  • 2
    Alongamento
    Lateral do pé: sente-se confortavelmente com uma perna cruzada sobre a outra. Segure a frente do pé e puxe os dedos para dentro, em direção a você. Fique na posição por três ciclos respiratórios, depois puxe os dedos para fora, permanecendo na posição por três ciclos respiratórios. Relaxe e repita com o outro pé.

    Círculos com tornozelo: movendo os dedos do pé no sentido horário, trace a forma de um grande círculo. Rode o pé cinco vezes no sentido horário e depois repita no sentido contrário. Repita com o outro pé.

    Dedos do pé para trás: sente-se e erga o pé. Segure o calcanhar para manter o pé firme e puxe os dedos dos pés para cima, em direção à canela. Coloque os dedos da mão sob os dedos do pé; puxe-os e alongue-os, em vez de apenas dobrar os dedos para frente. Fique na posição por três ciclos respiratórios, depois repita com o outro pé.

    Sugestões de alongamentos do livro "Alongamento, a maneira saudável e segura de manter o corpo em forma", de Suzanne Martin.


Especialistas mostram como deixar pés impecáveis


especialistas mostram como deixar pés impecáveis

O clima tropical do Brasil propicia uma preferência das mulheres pelas sandálias rasteirinhas, que, muitas vezes, são abertas. Mas de nada adianta investir no charme delas com um pé cheio de fungos, ressecados e unhas descuidadas.

Os pés ficam muito escondidos no inverno e expostos na primavera e no verão. Nesta época do ano, a procura por podólogos e salões de beleza aumenta e isso propicia o risco de pegar uma micose nas unhas”, esclarece a dermatologista Paula Ramalho. Ela aponta um aumento significativo da doença nos últimos anos.

Por isso, é preciso investir em novos hábitos, como, por exemplo, não tirar a cutícula. Ela é uma proteção natural da unha e o ideal é empurrá-la, como indica a dermatologista Daniela Nunes. Na pedicure, é preciso verificar se o material utilizado é esterilizado adequadamente em uma autoclave

"O melhor tratamento é usar cremes que diminuam a camada grossa que se forma. Lixar em casa não é a melhor solução, já que o pé está acostumado com a pele mais espessa e, se você retirá-la de uma vez, a camada vai se refazer rapidamente. O importante é manter a região bem hidratada à noite”, sugere Daniela.

Escalda-pés: aprenda a relaxar sem sair de casa; confira os novos ingredientes

Atenção também na hora de comprar os sapatos: “Sempre experimente no fim do dia, quando o pé está mais inchado. Nunca compre um número menor pensando que o pé vai desinchar. O que vai acontecer é que esse sapato vai machucar e deixar o seu pé todo marcado".
  • 1
    Dicas para cuidar da saúde dos pés regularmente
    - Esfolie os pés uma vez por semana. Veja aqui como fazer um esfoliante caseiro

    - Seque muito bem entre os dedos dos pés e passe talco antisséptico

    - Desinfete os sapatos com lisoformio (pode ser comprado no supermercado)

    - Use protetor solar se for usar sandália que exponha os pés

    - Não deixe as unhas dos pés ficarem grandes demais. Além de machucar, propicia a infecção fúngica

    - Para deixar os pés macios, passe cremes com uma concentração maior de ureia (grávidas só podem usar com orientação médica), óleo de semente de uva, óleo de amêndoas doce e lactato de amônia


    - Aplique o creme nos pés antes de dormir em grande quantidade e coloque um plástico de PVC (para evitar sujar os lençóis e aumentar a absorção)

    - Se a sola do pé estiver muito áspera, lixe um pouco antes de aplicar o creme. Atenção: não crie esse hábito diariamente, pois as solas dos pés são uma proteção

    - Evite usar sandálias que causem bolhas. O machucado repetido vai acabar deixando uma mancha escura no local

    - Se quiser tirar cutícula em casa, use um removedor

    - Prefira cortar as unhas em formato quadrado e não corte pelos cantos (isso permite a entrada de bactérias)


Nenhum comentário:

Postar um comentário