Família

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sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Religiosidades

O QUE É TEOLOGIA
e sua importância para hoje
Osvaldo Luiz Ribeiro


Todo mundo faz teologia


Teologia é uma palavra usada nos seminários e nos livros. Mas teologia é coisa que todo mundo faz. Quando, por exemplo, uma pessoa próxima sofre algum infortúnio, e um crente aproxima-se numa atitude de conforto e diz: "Não se deixe abater: Deus sabe o que faz!", o que esse crente está fazendo é teologia. Quando Jó, diante de toda a desgraça que lhe caiu na cabeça, afirmou: "O Senhor deu, e o Senhor tirou" (Jó 1,21b), Jó fez teologia. Quando a mulher cananéia respondeu a Jesus, dizendo: "Sim, mas até os cachorrinhos comem das migalhas" (Mt 15,27b), também ela fez teologia


Teologia e Deus

O que é teologia? Será que é igual a biologia? Quer dizer, se biologia é o estudo da vida (bio = vida e logia = estudo), então teologia é o estudo de Deus (teo = Deus e logia = estudo)? Será?

Vamos pensar um pouco. A biologia estuda a vida dissecando organismos ou analisando pequenos pedaços de tecido orgânico no microscópio. O biólogo pega o ser vivo, leva-o para o laboratório, coloca-o sob determinadas condições e o examina. Assim aprende. Assim se faz biologia.

Será se dá para fazer isso com Deus? Colocá-lo numa mesa de laboratório e examiná-lo? Você consegue imaginar os teólogos sentados à mesa, com Deus ali esticado, um examinando o pé; outro, o olho; outro, o esôfago? Você acha que nos seminários estamos estudando Deus? E aqui, na classe, é Deus que estamos estudando?

Deixe-me contar uma história da Bíblia. Com certeza você já leu Ex 33,18-23. Leia novamente, mas com duas pequenas observações sobre o v. 19: 1) deve-se ler "Eu (é que) farei"; e 2) deve-se ler "e proclamarei o meu nome adiante de ti". Moisés pede que Yahveh lhe mostre a sua glória (v. 18). Yahveh lhe responde que vai fazer passar a sua bondade diante dele; vai proclamar o seu nome adiante dele; e vai ter misericórdia de quem ele, o próprio Yahveh, quiser ter misericórdia (v.19). A rigor, Moisés não tinha falado nada sobre a misericórdia. Por que na sua resposta Yahveh tem de falar a Moisés: "e terei misericórdia de quem (eu) tiver misericórdia, e compaixão de quem eu tiver compaixão"? Moisés queria ver a glória de Yahveh, e Yahveh responde que terá misericórdia de quem Yahveh quiser ter misericórdia. Faz sentido? Se pensarmos no objetivo do texto como sendo apresentar Yahveh como Deus Incontrolável faz sentido. Quem escreveu Ex 33,18-23 queria deixar claro que a intenção de ver a glória de Deus traduz a intenção de controlar as ações de Deus. Talvez fossem dias em que se estava tentando separar aqueles que se entendia merecerem a misericórdia de Yahveh daqueles que se entendia não a merecerem. Como fazer isso? Controlando o discurso sobre Deus. Geralmente, quando julgamossaber quem Deus é, logo tratamos de julgar que a vida desse ou daquele irmão não agrada a Deus. Teologia como estudo de Deus e julgamento caminham muito próximos um do outro. Para o autor de Ex 33,18-23, porém, ninguém, nem Moisés, pode decidir afinal de quem Yahveh terá misericórdia - porque Yahveh é incontrolável e tem compaixão de quem quiser.

Voltando ao nosso tema: teologia é o estudo de Deus? Há teólogos que julgam que sim, e afirmam que ateologia é o estudo de Deus e das coisas de Deus. Isso significa, que o conteúdo da teologia - as doutrinas e os dogmas - são uma espécie de descrição de Deus e das coisas de Deus. Para esse tipo de teologia e de teólogo, Deus não só pode ser conhecido, mas descrito (ainda que parcialmente).

Mas voltemos ao texto de Ex 33,18-23.  Moisés é colocado na fenda da rocha. Yahveh tapa a fenda com a sua mão e faz passar a sua glória. Moisés está lá dentro, sem poder ver nada ("até que (eu) passe", v. 22). Yahveh termina de passar; retira a mão e, então, diz a Moisés que Moisés verá as costas de Yahveh, mas que "as minhas faces não serão vistas" (v. 23).

Yahveh diz a Moisés que, se quiser ver a sua glória, que veja as suas costas - o que deve ser compreendido como "se quiser ver a minha glória, siga-me" (cf. Ex 3,1-15). Yahveh vai à frente, proclamando o seu nome adiante, e Moisés vai atrás, seguindo, com os olhos fixos nas costas de Yahveh. Yahveh é Deus que se conhece nas experiência da vida. Yahveh não está disponível na teologia.

Compare essa história com a de Elias na caverna (1 Re 19,8-13). Elias está na caverna (v. 9); Yahveh passaenquanto Elias ainda está lá dentro (v. 11-13a); Yahveh chama Elias para fora: Elias cobre o rosto com a capa e sai (v. 11a.13a); Elias não  Yahveh: apenas ouve uma voz (v. 13b). Yahveh não pode ser apreendido pelo homem. Elias cobre o rosto (cf. Jz 13,20-23; Is 6,5). Moisés tem que ser colocado na fenda da rocha e Yahveh tem que tapar o buraco, porque ele queria ver a sua glória. Como a teologia deve se comportar: como o Moisés de Ex 33,18 ou como o Elias de 1 Re 19,8-13?


Teologia e vida


O texto de Ex 33,18-23 poderia nos ajudar a pensar uma teologia que não se comporta como um estudo de Deus. 1 Re 19,8-13 poderia nos ajudar a pensar que a presença de Deus ultrapassa nossa capacidade de apreensão, compreensão e manipulação. Sim, ouvimos "uma voz", mas com o rosto coberto.

Mas se teologia então não deve ser tratada como estudo sobre Deus, como deve ser tratada? Ora, como um falarsobre Deus, sobre a vida, e sobre o que cremos que Deus faz na vida. Não foram esses os exemplos com que começamos esse estudo: o crente, Jó e a mulher cananéia falaram. A sua fala que era? Nos três casos, interpretação dos fatos da vida a partir de suas convicções pessoais a respeito de Deus. Teologia então, não seria compreendida como estudo sobre Deus, mas como estudo sobre o que os homens pensam sobre DeusTeologiatem a ver com a compreensão que os homens têm sobre Deus e não com o próprio Deus. Teologia é pura vida e história pessoal pulsando no coração. É o concurso de tudo quanto somos e fazemos, tudo isso concentrado em nosso discurso sobre Deus. E então se diga: boa vida e bom coração, boa teologia; vida má e mau coração, má teologia.

Teologia é importante. Tanto que todos nós fazemos teologia, uns sem saber que fazem, outros sabendo. Ateologia, no entanto, pode servir para uma adaptação (o caso de Jó) ou para uma confrontação (o caso da mulher cananéia). A teologia pode servir para conformar-nos com modelos prontos, mas também pode e deve servir para transformar-nos. Sim, sim: teologia pode e deve ser transformadora. Quando Paulo em Rm 12,2 diz: "não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente", Paulo está a dizer: façam teologia transformadora! A transformação começa na "vossa mente". Teologia começa na nossa mente.Teologia e transformação começam no mesmo lugar.



AS NOVE PRIMEIRAS SEXTAS FEIRAS
E OS NOVE PRIMEIROS SÁBADOS.
(em reparação aos Corações de Jesus e Maria)
         A Dupla Novena foi pedida à Irmã Natália da Hungria. Trata-se da Comunhão reparadora, depois da preparação apropriada e do arrependimento (confissão), em Nove Primeiras Sextas-feiras e Nove Primeiros Sábados e  consecutivos, para consolar o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria. (Confessa-se e receber a Santíssima Eucaristia com a Intenção de REPARAR o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria).
[ Imprima-se: Niterói, 26.02.1971. Antônio, Arcebispo de Niterói ]
As 33 Promessas de Jesus aos que completarem a Dupla Novena em Honra dos Sagrados Corações de Jesus e Maria
1. Concederei, durante a Novena, tudo o que Me pedirem através do Coração Imaculado de Minha Mãe, desde que o pedido esteja de acordo com a vontade do Pai.
2. Estas pessoas experimentarão, em todas as circunstâncias, a extraordinária ajuda de Minha Mãe e Sua bênção.
3. A paz, a harmonia e o amor reinarão em suas almas e em suas famílias.
4. Protegerei suas famílias contra escândalos, decepções e injustiças.
5. Os casais permanecerão unidos e, se estiverem separados, unir-se-ão novamente.
6. Haverá compreensão entre todos os membros das famílias e todos perseverarão na fé.
7. As gestantes experimentarão a proteção especial de Minha Mãe e receberão o que pedirem para si e para seus filhos.
8. Os pobres terão habitação e alimento.
9. Estas pessoas serão conduzidas por Mim a amar a oração e o sofrimento e aprenderão a amar a Deus, ao próximo e aos seus inimigos.
10. Os pecadores serão convertidos sem dificuldade, mesmo que uma outra pessoa faça a Novena por eles.
11. Os pecadores não recairão em seus pecados e receberão não somente o perdão de suas faltas, mas, através de contrição perfeita e amor, recobrarão a inocência batismal.
12. Aqueles que completarem esta Novena em estado de inocência batismal (especialmente as crianças), até sua morte não ofenderão meu Coração com pecados graves.
13. Os pecadores que se arrependerem sinceramente, escaparão não só do inferno mas também do Purgatório.
14. As almas indiferentes tornar-se-ão fervorosas, perseverarão e alcançarão, mais rapidamente, a perfeição e a santidade.
15. Se os pais ou quaisquer outros membros de uma família completarem esta Novena, ninguém desta família será condenado ao inferno.
16. Muitos jovens serão chamados à vida religiosa, inclusive ao sacerdócio.
17. Os descrentes tornar-se-ão fiéis e aqueles que tinham se afastado retornarão à Igreja.
18. Sacerdotes e Religiosos permanecerão fiéis às suas vocações e os que se tornaram infiéis receberão a graça de uma sincera contrição e a possibilidade de retorno.
19. Os pais e superiores receberão ajuda tanto em suas necessidades espirituais como nas materiais.
20. Estas pessoas escaparão facilmente das tentações da carne, do mundo e de satanás.
21. Os orgulhosos e arrogantes tornar-se-ão humildes e os geniosos tornar-se-ão amorosos.
22. As almas fervorosas experimentarão a doçura da oração e do sacrifício e jamais serão atormentadas pela inquietação ou dúvida.
23. Os moribundos partirão desta vida sem agonia, sem os ataques de satanás, e escaparão de mortes súbitas ou inesperadas.
24. Os agonizantes experimentarão grande desejo pela vida eterna; portanto, submeter-se-ão à minha vontade e partirão desta vida nos braços de minha Mãe.
25. As almas experimentarão a extraordinária proteção de minha Mãe no Julgamento.
26. As pessoas receberão a graça de sentirem compaixão e amor diante dos meus sofrimentos e os de minha Mãe.
27. Aqueles que se esforçarem para serem perfeitos obterão, como privilégio, as virtudes principais de minha Mãe: humildade, amor e pureza.
28. Uma certa alegria e paz exterior e interior os acompanhará através de suas vidas, tanto na doença como na saúde.
29. Os Sacerdotes receberão, sem dificuldades, a graça de viverem na presença de minha Mãe.
30. Aqueles que avançarem na união mística Comigo receberão a graça de sentirem esta unidade e saberão o que significa: não são eles que vivem, mas Eu que vivo neles. Ou seja: Eu amarei com seus corações, Eu rezarei com suas almas, Eu falarei com suas línguas, Eu servirei com todo seu ser. Eles experimentarão que o que há de bom, belo, santo, humilde, manso, obediente, valioso e admirável neles, sou Eu. Eu, o Onipotente, o Infinito, o Único Senhor, o Único Deus, o Único Amor.
31. As almas daqueles que completarem esta Novena resplandecerão, por toda a eternidade, como lírios brancos, em volta do Coração Imaculado de minha Mãe.
32. Eu, o Divino Cordeiro de Deus, com meu Pai e o Espírito Santo, regozijar-Me-ei, por toda eternidade, vendo estas almas que, através do Coração Imaculado de minha Mãe, ganharam a glória eterna.
33. Os Sacerdotes avançarão, sempre, na fé e na virtude.

ORAÇÕES PARA AS NOVE PRIMEIRAS SEXTAS-FEIRAS

            Oração Final para todas as Sextas-feiras
         Jesus meu, vos dou meu coração..., Consagro-vos toda minha vida..., em vossas mãos ponho a eterna sorte de minha alma... e vos peço a graça especial de fazer minhas nove primeiras sextas-feiras com todas as disposições necessárias para ser participante da maior de vossas promessas, a fim de ter a sorte de voltar um dia a ver-vos no céu. Amém.

            Primeira Sexta-Feira: Eu te prometo, na excessiva misericórdia de meu coração, que meu amor onipotente concederá a todos os que comunguem nas primeiras sextas-feiras de mês, durante nove meses consecutivos, a graça da penitência final, e que não morram em minha desgraça, nem sem receber os Santos Sacramentos, assegurando-lhes minha assistência na hora final. 
         Oh! bom Jesus, que prometestes assistir em vida, e especialmente na hora da morte, a quem invoque com confiança vosso Divino Coração! Vos ofereço a comunhão do presente dia, a fim de obter por intercessão de Maria Santíssima, vossa Mãe, a graça de poder fazer este ano as nove primeiras sextas-feiras que devem ajudar-me a merecer o céu e alcançar una santa morte. Amém.

            Segunda Sexta-Feira: Lhes darei todas as graças necessárias a seu estado. 
         Jesus misericordioso, que prometestes, a quantos invoquem confiantes vosso Sagrado Coração, dar-lhes as graças necessárias a seu estado: vos ofereço minha comunhão do presente dia para alcançar, pelos méritos e intercessão de vosso Coração Sacratíssimo, a graça de uma terna, profunda e inquebrantável devoção a Virgem Maria.
Sendo constante em invocar a valiosa providencia de Maria, Ela me alcançará o amor a Deus, o comprimento fiel de meus deveres e a perseverança final. Amém.

            Terceira Sexta-Feira: Porei paz nas famílias.
Abençoarei os lugares donde se venera a imagem de meu coração.
Jesus amantíssimo, que prometestes abençoar as casas onde se venera a imagem de vosso Sagrado Coração, eu quero que ela reine em meu lar; vos ofereço a comunhão do presente dia para alcançar por vossos méritos e pela intercessão de vossa Santa Mãe que todos e cada um dos membros de minha família conheçam seus deveres; os cumpram fielmente e consigam entrar no céu, com as mãos repletas de boas obras.
Oh! Jesus, que vos empenhais em tirar de nossos lares as discussões, as enfermidades e a miséria!
Fazei que, nossa vida seja uma não interrompida ação de graças por tantos benefícios. Amém.

            Quarta Sexta-Feira: Serei seu consolo em todas as tribulações. 
         Jesus meu, que prometestes consolo a quantos a Vós recorram em suas tribulações: vos ofereço minha comunhão do presente dia para alcançar de vosso Sagrado Coração e do Coração Imaculado de vossa Mãe Santíssima a graça de vir ao Sacrário a pedir força e consolo quantas vezes me visitem as penas.
Oh! Jesus, oh! Maria, consolai e salvai aos que sofrem!
Fazei que nenhuma de suas dores os perda para o céu! Amém.

            Quinta Sexta-Feira: Derramarei copiosas benções em todas as suas empresas. 
         Jesus meu, que prometestes abençoar os trabalhos de quantos invoquem confiantes vosso Divino Coração: vos ofereço a comunhão do presente dia para alcançar por vossa Santíssima Mãe a graça de que abençoe meus estudos..., minhas provas..., meu trabalho..., e todos os trabalhos de minha vida.
Renovo o inquebrantável propósito de oferecer-vos cada manhã ao levantar-me, e por intermédio da Santíssima Virgem, as obras e trabalhos do dia..., e de trabalhar com empenho e constância para engrandecer-vos e alcançar em recompensa o céu. Amém.

            Sexta Sexta-Feira: Os pecadores acharão em meu coração um oceano de misericórdia
         Sagrado Coração de Jesus, sempre aberto aos pecadores arrependidos: vos ofereço a comunhão do presente dia para alcançar por vossos méritos infinitos e pelos de vossa Santíssima Mãe a conversão de quantos trilham o caminho do mal.
Vos suplico, bom Jesus!, inundeis os seus corações de uma grande dor de haver-vos ofendido. Fazei que vos conheçam e vos amem.
Dispensai-me a graça de amar-vos mais e mais e em todos os instantes de minha vida, para consolar-vos e reparar a ingratidão de quem vos tem esquecido. Amém.

            Sétima Sexta-Feira: As almas tíbias acharão fervor. As almas fervorosas chegarão logo a perfeição.
Sem vosso auxilio, Jesus meu, não podemos avançar no caminho do bem.
Senhor, por intermédio da Virgem Maria, vos ofereço a comunhão deste dia para que aviveis em minha alma o amor a vosso Coração Sagrado e concedais este amor a quantos não o sentem.
Ajudado de vossa divina graça lutarei, Senhor, para que cada semana..., cada mês..., avance um pouco na virtude que mais necessito. Amém.

            Oitava Sexta-Feira: Darei a quantos trabalham pela salvação das almas o dom de abrandar os corações mais endurecidos.
Sagrado Coração de Jesus, que prometestes inspirar aos que trabalham pela salvação das almas aquelas palavras que consolam, comovem e convertem os corações; vos ofereço minha comunhão de hoje para alcançar, mediante a intercessão de Maria Santíssima, a graça de saber consolar aos que sofrem e a graça de voltar a Vós, Senhor, aos que vos tem abandonado.
Doce Salvador meu, concedei-me e ajudai-me a salvar almas!
São tantos e tantos os desgraçados que empurram aos demais pelo caminho do vicio e do inferno!
Fazei , Senhor, que empenhe toda minha vida em fazer melhores aos que me rodeiam e em levá-los comigo ao céu. Amém.

            Nona Primeira Sexta-Feira: Guardarei recordação eterna de quanto uma alma haja feito para a maior glória de meu coração. Os que propaguem esta devoção terão seu nome escrito em meu coração, de onde não será apagado. 
         Vos ofereço, Jesus meu, a comunhão do presente dia para alcançar a graça de saber infundir na alma de quantos me rodeiam ilimitada confiança em vosso Coração Divino.
Dai-me quanto necessito para levar a Vós aos que lutam..., aos que choram..., aos caídos..., aos moribundos... e dignai-vos, oh! Jesus!, escrever hoje meu nome em vosso Coração e dizer aos anjos que rodeiam vosso Tabernáculo:
"Este nome é o de um devoto que, amando-me muito, quer consolar-me do esquecimento e ingratidão de tantos homens." Amém.


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