Família

Família

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Água - Texto - 5ªsérie

Texto  que usei para trabalhar O DIA MUNDIAL DA ÁGUA - 05/06

Introdução
A data de 22 de março foi a escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial da Água há apenas quatro anos, em 2002, numa conferência realizada no Japão sobre os problemas de falta de água. Mas o assunto já preocupava a ONU há décadas, tanto que a primeira convenção internacional ambiental realizada pela organização foi a dos Direitos do Mar, na primeira conferência mundial decenal, em Estocolmo, na Suécia, em 1972.
O ser humano não vive sem água, pois nosso corpo é formado majoritariamente por ela. Prova disso é que ele sempre procurou construir suas casas e cidades à beira de igarapés, córregos, rios, lagos ou mar, destino de grande parte da água doce da terra.
Por isso mesmo, os cientistas que tentam localizar outros planetas com vida ou habitáveis criam métodos e ferramentas para identificar, a distância, se existe água neles.
Quando a quantidade de água é pequena, o ser humano usa toda a sua tecnologia para se abastecer dela. Ele faz represas e tanques para armazená-la, desvia o curso dos rios ou os unifica artificialmente, criando canais.
A ausência da água dificulta ou inviabiliza tudo: a saúde, a vida, o crescimento urbano e rural. Sem água não há desenvolvimento econômico.
Nas residências, é preciso de água para beber, preparar a comida, tomar banho, lavar roupas e louças, limpar o chão, regar plantas... Na indústria, a água é usada todo o tempo na higiene e saúde dos empregados, na limpeza em geral, no resfriamento das máquinas que aquecem demais, no armazenamento de resíduos químicos em tanques, na manufatura de diversos produtos...
Todos os refrigerantes que consumimos, por exemplo, são industrializados com águas retiradas de poços e rios. No campo, a água é usada na irrigação das lavouras e na criação dos animais.
Com o crescimento da população e das cidades, começa a haver falta de água, tanto para garantir o abastecimento e a saúde da população, quanto para a produção na indústria e no campo.
A escassez ou a contaminação de águas provoca problemas de saúde e conflitos políticos nacionais e internacionais. Os países que estão ficando sem água podem, por exemplo, tentar pegá-la de seus vizinhos, mesmo que, para isso, seja necessário declarar guerra.
A água, hoje, é chamada de “Ouro Azul” do novo século e ocupa, em importância, o espaço que o petróleo teve no século XX. Daí o empenho e a prioridade que a ONU dá ao assunto há mais de 30 anos.

Fonte
Comitê Brasileiro para o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente: http://www.brasilpnuma.org.br/pordentro/saibamais_agua.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário