Família

Família

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Substâncias e Misturas - Avaliação - 8ª série

Trabalho de Física
Misturas e Substâncias

Nome: ...........................................................................................                         8ª série


  1. ---------------- não gosta de ingerir suco de frutas durante as refeições, então ela optou por tomar água. Que tipo de material é a água que ------------------- ingere:
(  ) Uma substância formada pela união de átomos de hidrogênio e oxigênio e não uma mistura.
(  ) Uma mistura de átomos de hidrogênio e oxigênio.

  1. ------------------ sabe que o cloro tem poder bactericida e por isso é adicionado a água que tomamos na escola. Responda: Que tipo de substância é o cloro?

  1. A mãe de ---------------------- adora fazer, para agradá-la pé-de-moleque,    em sua receita vai amendoim, leite condensado e açúcar mascavo. Responda: Açúcar mascavo é uma substância simples ou composta?

  1. No domingo ----------------, pai da -----------------rganizou um churrasco para sua família. Para fazê-lo ele usou uma substância composta formada por carbono, pirita( sulfeto de ferro) e muitos materiais orgânicos, de que material estamos falando?

  1. -------------------------- notou que se usa açúcar refinado para cobrir sonhos, e que este tipo de açúcar é formado por três substâncias carbono, hidrogênio e oxigênio em que grupo Fernanda classificará este tipo de açúcar?

  1. ---------------foi comprar água sanitária para por alguns panos de prato de molho, como sabemos a água sanitária tem ação alvejante, pois é formada por água, hipoclorito de sódio, cloreto de sódio e cloro. Ajude Eliane a classificar este material.

  1. ----------------para mostrar ao noivo que sabe cozinhar bem resolveu fazer o arroz, adicionou um pouco de óleo de soja e três copos d’água ao arroz, ela notou  que o óleo flutuou na água. Então se trata de uma mistura homogenia ou heterogenia? Por quê?

  1. --------------sempre que vai para Araranguá dá uma passadinha no Arroio do Silva, em sua estadia na praia, alguns dias choveram e ele notou que a água da chuva não era salgada, mesmo estando à beira mar. Explique o porquê disto:

  1. ---------------escova periodicamente a caixa-d’água de sua casa, pois, com o tempo, forma-se uma camada de lama ou barro no fundo delas. Que tipo de substância é a água e o barro?

  1. Ao  visitar uma estação de tratamento de água --------------viu que a água passa por verias camadas de pedras pequenas( cascalho) e depois por uma camada de areia. Por que a água que chega nas estações de tratamento tem que passar por este processo?

  1. -------------quando vai para o seu sítio no ------------sempre diz”_Como é bom respirar o ar puro do campo!”. O ar que ele respira é uma substância pura? Justifique.

  1. -------------ao estudar leu que a queima de enxofre (S) produz um gás poluente, o dióxido de enxofre ( SO2), um dos responsáveis pela chuva ácida. O esquema abaixo representa a reação química de formação do SO2:

                                     reagentes                                        produto
                                       S  +   O2                  ®                      SO2
                       ENXOFRE  OXIGÊNIO                 DIÓXIDO DE ENXOFRE

13. --------------ao assistir uma reportagem no JN ficou muito preocupada. Vejamos o conteúdo da mesma. Nos anos 80, os cientistas descobriram um buraco, na camada de ozônio O3, sobre a Antártida, do tamanho dos EUA. A camada de O3 também está  se tornando mais fina em outras partes do planeta. Os cientistas culpam principalmente os clorofluorcarbonos (CFCS) pela destruição do ozônio. Os CFCS são usados em alguns refrigeradores, aerossóis, ar condicionado, extintores de incêndio e na produção de alguns tipos de substâncias de limpeza a base de poliestireno. Classifique os produtos citados na matéria.

14. -----------no café da manhã da manhã adora comer pão com margarina, o que ele nem imagina é que a margarina que ele passa no pão é feita de óleos vegetais líquidos, como o óleo de girassol. Para transformar esses óleos em gordura sólida, eles são combinados com hidrogênio. O processo é chamado, compreensivelmente, de hidrogenização e é um exemplo de reação por redução. Controlando a quantidade de hidrogênio adicionada aos óleos, a margarina pode ser tão macia ou dura quanto necessário. Então, esta margarina que ----------consome no café da manhã é uma substância simples ou composta.

15. --------------gosta muito dos salgadinhos de milho que Dona -----------vende, neste é adicionado uma substância chamada antioxidante. As gorduras reagem com o oxigênio e formam ácidos que degradam a comida. Os antioxidantes servem para prevenir isso. Por exemplo, um produto sintético, o butilhidroxitolueno (BHT), é que impede que a gordura de desandar nos salgadinhos que ela ingere.

16. Para -------------tudo termina em pizza, e ela frequentemente ingere este prato que não passa de um prato de substâncias químicas, e a maior parte delas faz bem a -------------. As centenas de substâncias presentes têm fórmulas muito complicadas. É só conferir a substância que á ao orégano o seu sabor.











Classifique o orégano.


17. --------------cada vez que vai ajudar sua mãe na cozinha é a  mesma  choradeira para picar a cebola, sabe por quê? É que a cebola contém muitos compostos de enxofre. Quando cortada, os compostos reagem com o oxigênio do ar formando substâncias químicas de cheiro muito forte que fazem lacrimejar. Então o que faz --------------chorar quando corta a  cebola é formada por substâncias simples ou composta?

19. Sobrou para ---------------ajudar sua mãe na cozinha, ele não esperava que justo naquele dia ele teria que sovar o pão, por que esta tarefa exige muita força. -----------sovou a massa e a colocou em um lugar aquecido para que o pão viesse a crescer. O fermento, um dos ingredientes, reanima-se com o oxigênio ao se alimentar dos açúcares e separando-os em dióxido de carbono e água – gases que fazem a massa crescer. Quando o pão assa, o fermento morre, e os gases se expandem. Então a massa que  --------------sovou, para crescer  é feita de uma mistura simples ou composta. Por quê?

                                                                                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário