Família

Família

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

As Aves - Flamingos - Avaliação - 6ª série

Por que os flamingos ficam de pé com uma perna só?

Por
Karlla Patrícia


“Sempre que vejo alguma foto de flamingo, eles estao em pé só com uma perna. Por que?
Bem, esse comportamento dos flamingos tem sido estudado incansavelmente pelos biólogos. Inicialmente achava-se que esses animais ficavam em perna só para diminuir a fadiga muscular das pernas, o que parece muito justo, não é? Outra teoria que também parecia ter fundamento é que posicionar um dos pés no alto, poderia facilitar e agilizar quando precisasse escapar dos predadores. Mas logo descobriu-se que levantando voo quando sustentado por uma perna só, os flamingos gastavam mais energia e então é óbvio que aquela posição não era interessante para eles caso precisassem fugir de predadores. E já chegaram a cogitar a possibilidade de que ficar de pé apenas com uma perna era uma estratégia de equilíbrio quando está ventando.
Mas, hoje em dia sabe-se que essas aves ficam em uma perna afim de manter a temperatura corporal. Como sabemos, os flamingos são aves gregárias, que vivem em bandos numerosos junto a zonas aquáticas, quase sempre são vistos na água em busca de alimento, raramente estão em terra. assim, essas aves ficam se sustentando com uma perna só para manter a temperatura do corpo, pois com as duas pernas mergulhadas na água perderiam mais calor e isso prejudicaria a saúde.


Flamingo ficam se sustentam em uma só perna para manter a temperatura corporal!




Após fazer a leitura do texto informativo sobre os Flamingos faça a reprodução da imagem deste.


Procure no dicionário o significado da palavra GREGÁRIAS.




Escreva uma parágrafo escrevendo que características o flamingo tem que o caracterizam como ave. Lembre-se que o parágrafo deve estar de acordo com o estudo que estamos fazendo sobre As Aves, com termos cientificamente corretos e aceitáveis.



 Obs: Levarei para a aula uma imagem grande do Flamingo, para que as crianças visualizem e reproduzam já que muitas não o conhecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário