Família

Família

domingo, 4 de dezembro de 2011

Aula sobre Os Peixes - Produção dos Alunos

Para estar em consonância dom a Lei 11.769 N aula sobre os Peixes cantamos a Música Caviar de Zeca Pagodinho e após os alunos visualizaram as imagens que mostram como o mesmo é retirado.

Caviar


Você sabe o que é caviar?
Nunca vi, nem comi
Eu só ouço falar
Você sabe o que é caviar?
Nunca vi, nem comi
Eu só ouço falar...
Caviar é comida de rico
Curioso fico
Só sei que se come
Na mesa de poucos
Fartura adoidado
Mas se olhar pro lado
Depara com a fome...
Sou mais ovo frito
Farofa e torresmo
Pois na minha casa
É o que mais se consome
Por isso se alguém
Vier me perguntar
O que é caviar?
Só conheço de nome...
Você sabe o que é caviar?
Nunca vi, nem comi
Eu só ouço falar
Mas você sabe o que é caviar?
Nunca vi, nem comi
Eu só ouço falar...
Geralmente
Quem come esse prato
Tem bala na agulha
Não é qualquer um
Quem sou eu
Prá tirar essa chinfra
Se vivo na vala
Pescando muçum...
Mesmo assim
Não reclamo da vida
Apesar de sofrida
Consigo levar
Um dia eu acerto
Numa loteria
E dessa iguaria
Até posso provar
Você sabe!...
Você sabe o que é caviar?
Nunca vi, nem comi
Eu só ouço falar
É! Mas você sabe o que é caviar?
Nunca vi, nem comi
Eu só ouço falar...
Caviar é comida de rico
Curioso fico
Só sei que se come
Na mesa de poucos
Fartura adoidado
Mas se olhar pro lado
Depara com a fome...
Sou mais ovo frito
Farofa e torresmo
Pois na minha casa
É o que mais se consome
Por isso se alguém
Vier me perguntar
O que é caviar?
Só conheço de nome...
Você sabe o que é caviar?
Nunca vi, nem comi
Eu só ouço falar
Mas você sabe o que é caviar?
Nunca vi, nem comi
Eu só ouço falar...
Geralmente
Quem come esse prato
Tem bala na agulha
Não é qualquer um
Quem sou eu
Prá tirar essa chinfra
Se vivo na vala
Pescando muçum...
Mesmo assim
Não reclamo da vida
Apesar de sofrida
Consigo levar
Um dia eu acerto
Numa loteria
E dessa iguaria
Até posso provar
Você sabe!...
Você sabe o que é caviar?
Nunca vi, nem comi
Eu só ouço falar
É! Mas você sabe o que é caviar?
Nunca vi, nem comi
Eu só ouço falar...
Você sabe o que é caviar?
Nunca vi, nem comi
Eu só ouço falar
Mas você sabe o que é caviar?
Nunca vi, nem comi
Eu só ouço falar...
Mas você sabe o que é caviar?
Nunca vi, nem comi
Eu só ouço falar
Mas você sabe o que é caviar?
Nunca vi, nem comi
Eu só ouço falar
Você sabe o que é caviar?
Nunca vi, nem comi
Eu só ouço falar
Mas você sabe o que é caviar?
Nunca vi, nem comi
Eu só ouço falar...


Após cantarmos, mostrei aos alunos as imagens da pesca até extração do caviar, as imagens recebi por email de uma amiga e não consegui postar.





































 






Em minha aula sobre Os Peixes solicitei aos alunos que fizessem a seguinte atividade: 

Construir um Cordel escrevendo neste as características dos Peixes. O Cordel deverá iniciar com a frase:
Se eu fosse um 
peixinho e soubesse 
nadar eu tirava 
o (a)... lá do
fundo mar

                   Cordel dos Peixes




Os Peixes



Peixes
Alguns peixes são
Herbívoros e se
Alimentam de algas
Outros são carnívoros
E se alimentam
De moluscos .

Os peixes são
Animais pecilotérmicos
Significa que a
Temperatura varia de
Acordo com ambiente

A maioria dos
Peixes respiram pelas
Brânquias que são
Conhecida como guebras.

Reprodução dos peixes
Os peixes ósseos
Apresentam fecundação externa
A fêmea e
Os machos liberam
Gametas na na água
E as vezes
Os peixes ósseos
O desenvolvimento, direto

Os cartilaginosos a
Fecundação geralmente externa
O macho introduz
O seu espermatozoide
No corpo da
Fêmea onde os
Óvulos são fecundados.

Marcelo Alves Ramos


        OS PEIXES
 
      São dotados exclusivamente
     Para seu ambiente
     A água entra continuamente 
     E sai por aberturas existentes
 
     Coração dos peixes
     tem duas cavidades 
     Um átrio e
     O outro ventrículo
 
     Alguns peixes herbívoros
     Alimentão-se de algas
     Outros são carnívoros
     De animais diversos
 
     Existem duas classes:
     classe dos condrictes
     Ou peixes cartilosos 
     Ou peixes ósseos 
 
     Os peixes cartilaginosos
     São: tubarões e as raias
     Os peixes ósseos
     São: tainhas, robalos.        
     


Larissa Nunes Macedo


Os  Peixes

           Se eu fosse,
                Um peixinho e,
                Soubesse nadar eu
                Tirava o Diego,
                Do fundo do mar..
                Nadam bem ou mal
                Os peixes são conhecidos tal,
                Tubarão reis mares
                Peixes pequenos vão,
                Aos altares..
                Os peixes tem,
                O corpo com o formato
                Hidrodinâmico e achatado
                E lateralmente alongado...
                Com suas nadadeiras,
                Estruturas de locomoção.
                O peixe fica ágil,
                E corre mais então.
                Peitorais,ventais,dorsais
                Caudas e anais,
                Facilitam para correr atrás.
                
                
     
Andrigo Matos              

Nenhum comentário:

Postar um comentário