Família

Família

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Classificação dos Seres Vivos - Cartaz - 6ª série

Estas frases eu imprimi em A4 e fiz um cartaz para por na sala de aula.


Reino- Conjunto de filos semelhantes- monera, protista, fungos, plantas, animais.

Filo- conjunto de classes semelhantes- vertebrados e invertebrados

Classe- conjunto de ordens semelhantes-mamíferos, aves, répteis


Ordem- conjunto de gêneros semelhantes-carnívoros, herbívoros

 

Família- conjunto de gêneros semelhantes-mustelídeos, felídeos

 

Genero- conjunto de espécies semelhantes-Panthera, Felis


Especie- unidade de classificação





Reino Animal só existe um. O correto seria você perguntar: Quais são os diferentes tipos de reinos existentes na biosfera da Terra. Esses reinos são: Reino Animalia - ou Metazoa - , que é o reino dos animais; Reino Plantae, o reino das plantas; Reino Fungi, que engloba os fungos; Reino Protista, dos protozoários e algumas algas; e Reino Monera, que é o das bactérias e algas azuis unicelulares. Nenhum desses seres vivos, LEMBRE-SE, são animais, exceto os do Reino Metazoa. Agora, talvez você tenha confundido reino com filo. Sim, o Reino Animal ainda é dividido em diversos filos, subfilos, etc. a exemplo do filo dos cordados, consitituído por seres que possuem a chamada notocorda; nesse filo há o subfilo dos vertebrados, ou vertebrata, animais que possuem coluna vertebral, nos quais estamos presentes como seres humanos que somos. Além disso há diversas outras classificações menores e mais específicas: abaixo de filo ainda vêm a classe, a ordem, a família, o gênero e a espécie. Um exemplo: o homem é do reino animal, filo dos cordados, subfilo dos vertebrados, classe dos mamíferos, ordem dos primatas, família dos homínideos - ou homonidae - , gênero Homo, espécie Homo sapiens.



INTRODUÇÃO AO REINO ANIMALIA

35 Filos, aproximadamente 1 milhão de espécies catalogadas. São:
  • Eucarióticos
  • Multicelulares
  • Heterótrofos
  • *Possuem tecidos nervosos e musculares (nem todos!), o que garante movimentação rápida e precisa, a característica que melhor distingue os animais dos outros grupos de seres vivos, como as plantas.

Os principais Filos são:

  • Porifera: Esponjas.
  • Cnidaria: Águas-vivas, corais…
  • Platyhelminthes: Vermes de corpo achatado. Planárias, tênias…
  • Nematoda: Vermes de corpo cilíndrico. Lombrigas, ancilóstomos, filarias…
  • Mollusca: Animais de corpo mole com o corpo parcialmente revestido por um exoesqueleto calcáreo, a concha. Ostras, caramujos, polvos…
  • Anellida: Animais de corpo cilíndrico dividido em segmentos transversais. Minhocas, sanguessugas, poliquetos…
  • Arthropoda: Animais com o corpo completamente revestido por um exoesqueleto de quitina, e que possuem membros articulados. Moscas, siris, aranhas… é o filo animal com o maior número de espécies.
  • Echinodermata: Animais mainhos de simetria radial, com um esqueleto interno ao qual se ligam espinhos (daí o nome do filo – echinos: espinho). Estrelas-do-mar, ouriços-do-mar…
  • Chordata: é O Filo ao qual pertencem os animais vertebrados. Cachorro, peixes, homem…

Reprodução:

  • Assexuada. Alguns animais mais simples podem se reproduzir via brotamento ou fragmentação.
  • Sexuada / gamética, tipo mais comum.

Desenvolvimento (fases do desenvolvimento embrionário).

Zigoto > Mórula > Blástula (apomorfia do grupo) > Gástrula > Nêurula.

A blástula é a apomorfia do grupo: É basicamente uma bola oca de células, contém uma cavidade interior, a blastocela, delimitada por uma camada celular, a blastoderma.

Folhetos germinativos: Tecidos embrionários básicos, que dão origem aos diversos tecidos e órgãos do animal adulto (Os poríferos não apresentam!):

  • Endoderma: Camada celular que reveste a cavidade digestória, o arquêntero, dos embriões.
  • Mesoderma: Folheto situado entre o endoderma e o ectoderma. (Presente apenas nos animais triblásticos)
  • Ectoderma: Folheto germinativo mais externo do embrião.

O endoderma e o ectoderma são formados durante a gastrulação, e a mesoderme durante a neurulação.

No que diz respeito ao número de folhetos que apresentam, os animais podem ser:

  • Diploblásticos: Formam 2 folhetos, o endoderma e o ectoderma. Cnidários.
  • Triploblásticos: Formam os 3 folhetos, endoderma, ectoderma e mesoderma. Platelmintos, Nematódeos, Anelídeos, Moluscos, Artrópodes, Equinodermos e Cordados.
  • *Os Poríferos não formam folhetos germinativos, então não formam tecidos verdadeiros.

Celoma: Cavidade corporal completamente revestida por mesoderma. No que diz respeito ao celoma, os animais podem ser:

  • Acelomados: Sem celoma, apresentam mesoderma maciço. A única cavidade corporal que possuem é o tubo digestório. Platelmintos.
  • Pseudocelomados: A cavidade corporal é parcialmente revestida por mesoderma. O mesoderma reveste o ectoderma por dentro, mas não reveste o endoderma. O espaço entre o mesoderma e o endoderma é o pseudoceloma. Pode se imaginar um animal pseudocelomado como um tubo dentro de outro tubo. Nematódeos.
  • Celomados: Apresentam celoma verdadeiro (cavidade corporal completamente revestida por mesoderma). Anelídeos, Moluscos, Artrópodes, Equinodermos e Cordados.

No que diz respeito ao desenvolvimento do sistema digestório os animais podem ser:

  • Protostômios (“Boca Primeiro”): O blastóporo origina a boca. Cnidários, Platelmintos, Nematódeos, Anelídeos, Moluscos e Artrópodes.
  • Deuterostômios (“Boca Depois”): O blastóporo origina o ânus. Equinodermos e Cordados. Graças a essa característica (e também ao tipo de processo de formação do celoma), agrupa-se os Cordados (animais vertebrados) mais proximamente aos Equinodermos do que a qualquer outro Filo de animais invertebrados.
  • *Blastóporo é o orifício da gástrula que comunica o arquêntero com o meio exterior.

O corpo dos animais, exceto os Poríferos, apresenta simetria, ou seja: Caso cortemos seu corpo com um plano que passa pelo seu centro, o plano de simetria, obtemos duas metades equivalentes. Em outras palavras: É a divisão imaginária do corpo do organismo em metades especulares/equivalentes.

No que diz respeito aos planos de simetria do corpo, os animais podem ser classificados em:

  • Simetria Radial: Pode se obter metades simétricas com diversos planos de corte longitudinais, orientados como os raios de uma circunferência. Apresentam duas faces, a oral (boca) e a aboral (oposta à boca). Cnidários e Equinodermos adultos (as larvas dos Equinodermos apresentam simetria bilateral!).
  • Simetria Bilateral: Há apenas um único plano que divide o corpo do animal em duas metades simétricas. Apresentam faces ventral e dorsal, lados direito e esquerdo, e extremidades anterior e posterior. Platelmintos, Nematódeos, Anelídeos, Moluscos, Artrópodes e Cordados.
  • Assimétricos: Não apresentam simetria. Poríferos.

Cefalização: Ao longo do processo de evolução dos animais de simetria bilateral, houve uma tendência à concentração dos principais órgãos dos sentidos e do sistema nervoso (processamento de informações sensoriais) na extremidade anterior do corpo, a primeira a entrar em contato com os estímulos do meio. Esse processo é conhecido como cefalização, e levou à diferenciação da cabeça.

Metameria: Organização do corpo em uma série de segmentos iguais ou semelhantes, os metâmeros, que se repetem ao longo do seu comprimento. O mesoderma de cada metâmero origina estruturas que se repetem ao longo do corpo do animal, como a musculatura. Isso apresenta uma grande vantagem, pois se cada bloco de musculatura pode se contrair de forma independente, podem propiciar maior flexibilidade corporal e maior variedade de movimentos. Apesar da metameria não ser tão evidente nos Cordados (pelo menos em comparação com os anelídeos por exemplo), podemos vê-la de forma evidente na musculatura do abdome de alguns seres humanos, a chamada barriga de tanquinho
Reino Animal (Animalia)
Reinos < Filos (Tipos) < Classes < Ordens < Famílias < Géneros < Espécies
Kingdoms < Phylum (Types) < Class < Orders < Families < Genus < Species
Filo (Ramo): é a reunião de classes com características em comum, mesmo que muito distintas entre si.
Phylum (Branch): it is the meeting of class with characteristics that in common, exactly very distinct between itself.
Filos Poríferos (Porifera)
O nome Porifera (lat. Porus, poro + ferre, possuir), refere-se à estrutura porosa do corpo, com muitas aberturas superficiais.
Corpo de forma irregular sem simetria visível; animais aquáticos, fixos; células dispostas em camadas, sem constituírem ainda verdadeiros tecidos; superfície do corpo com muitos poros.
The Porifera name (lat. Porus, pore + ferre, to possess), mentions the porous structure to it of the body, with many superficial openings.
Body of irregular form without visible symmetry; aquatic, fixed animals; cells made use in layers, without constituting still true tissue; surface of the body with many pores.

Filos Celenterados (Cnidaria)
O nome Cnidaria (grego. Knide, urtiga), refere-se a substância urticante libertada por estes animais, no acto de defesa.
Corpo com simetria radiada, animais livres (medusas) ou fixos (pólipos), com o corpo não revestido de placas calcárias; boca rodeada por tentáculos.
Possuem corpos gelatinosos, alguns em forma de flor "anémonas", ou esqueletos calcários, "corais".
The Cnidaria name (Greek Knide, urtica), mentions urticant substance to it freed by these animals, in the defence act. Free body with radiated symmetry, animals (jellyfishes) or fixtures (polyps), with the body not coated of limy plates; mouth encircled for tentacles. They possess gelatinous bodies, some in flower form "anemones", or limy, "choral" skeletons.

Filos Platelminto (Platyhelminthes)
Corpo com simetria bilateral, sem esqueleto ou com esqueleto externo, sem segmentação ou apenas segmentação externa e corpo achatado, em forma de folha ou de fita. Muitos são parasitas.
Body with bilateral symmetry, without skeleton or with external skeleton, without segmentation or only external segmentation and flattened body, in ribbon or leaf form. Many are parasites.

Filos Nematelminto 
Corpo com simetria bilateral, sem esqueleto ou com esqueleto externo, sem segmentação ou apenas segmentação externa e corpo não achatado, em geral de forma cilíndrica, afilado nas duas extremidades, com movimentos de flexão (contraindo-se alternadamente para um e outro lado); animais de vida livre ou parasitas.
Body with bilateral symmetry, without skeleton or with external skeleton, without segmentation or only external segmentation and body not flattened, in general of cylindrical form, well formed in the two extremities, with flexion movements (contracting alternating for
one and another side); animals of free life or parasites.

Corpo com simetria bilateral, sem esqueleto ou com esqueleto externo, sem segmentação ou apenas segmentação externa e corpo não achatado, em geral mole, consistindo tipicamente de uma cabeça anterior, um pé musculoso ventral e uma massa visceral dorsal. Muitos possuem concha calcária externa.
Muitos são hermafroditas e quase todos ovíparos. Ao sair do ovo , são pequenas larvas que passam por metamorfoses.
Body with bilateral symmetry, without skeleton or with external skeleton, without segmentation or only external segmentation and body not flattened, in general soft, consisting typically of a previous head, a ventral muscular foot and a dorsal visceral mass. Many possess external limy shell.
Many are hermaphrodites and almost all oviparous. When leaving the egg, they are small larvae that pass for metamorphoses.

 
Caracol

Seixal - Setúbal / Out. 06
Filos Anelídeos (Annellida)
Corpo com simetria bilateral, sem esqueleto ou com esqueleto externo; animais sem apêndices articulados. Corpo geralmente mole e alongado, por vezes revestido por uma cutícula fina; geralmente possuem sedas.
Uns são sedentários e fixam-se nas pedras, onde fazem cavidades; outros são errantes.
Body with bilateral symmetry, without skeleton or with external skeleton; animals without articulated appendices. Body generally soft
and prolonged, for times coated by one cuticle fine; generally they possess silks.
They are sedentary and they are fixed in the rocks, where they make socket; others are nomadic.
Minhoca

Seixal - Setúbal / Fev. 05
O nome Arthropodos, do grego "Arthros" = articulação + "podos" = pés, refere-se a animais que possuem apêndices articulados.
Corpo com simetria bilateral, sem esqueleto ou com esqueleto externo; corpo formado por vários anéis distintos, visíveis externamente; segmentação interna (metamerização). Corpo revestido por exosqueleto endurecido (quitinoso), sujeito a mudas periódicas; segmentação geralmente heterónoma.
The Arthropods name, of the Greek "Arthros" = joint + "pods" = feet, mentions it animal that they possess articulated appendices. Body with bilateral symmetry, without skeleton or with external skeleton; body formed for some distinct, visible rings external; internal segmentation (metamerização). Body coated for exosqueleto hardened (chitinous), subject to periodic changes; generally heteronymous segmentation.
Gafanhoto

Parque Eduardo VII - Lisboa / Abr. 02
Filos Equinodermo (Echinodermata)
O nome Equinodermos, refere-se a "echinos" = espinhos + "derma" = pele, animais que possuem espinhos na pele. Os espinhos são formados por carbonato de cálcio.
Corpo com simetria radiada, geralmente pentarradiada, com sistema ambulacrário, com um endosqueleto composto por placas calcárias nas quais, muitas vezes, se inserem espinhos.
Inclui as estrelas-do-mar e ouriço-do-mar.
The name Echinoderms, mentions it "echinos" = thorns + "derma" = skin, animals that possess thorns in the skin. The thorns are formed by calcium carbonate.
Body with radiated symmetry, generally five rays, with composed ambulacral system, one endosqueleto for limy plates in which, many times, if inserts thorns. It includes the star-do-sea and sea-urchin.

Filos Cordado (Chordata)
O filo Chordata é um filo grande e diversificado de animais marinhos, aéreos e terrestres, que inclui ciclóstomos, peixes, batráquios, répteis, aves e mamíferos.
Corpo com simetria bilateral, com corda dorsal, pelo menos nos primeiros tempos de vida, podendo nas formas mais evoluídas ser substituída pela coluna vertebral; sistema nervoso central situado dorsalmente; parte anterior do tubo digestivo transformada e adaptada às trocas gasosas; sistema circulatório fechado; coração em posição ventral, geralmente com cauda.
The phylum Chordata is one diversified phylum great e of marine, aerial and terrestrial animals, that includes cyclostomes, fish, batrachians, reptiles, birds and mammals.
Body with bilateral symmetry, dorsal rope, at least in the first times of life, being able in the forms more evolved to be substituted by the vertebral column; situated central nervous system dorsal; fore body of the digestive pipe transformed and adapted to the gaseous exchanges; closed circulatory system; heart in ventral position, generally with tail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário