Família

Família

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Globo e vc tudo a ver




 Um dos meus livros favoritos foi O Quatrilho, porém qndo assisti o filme fiquei decepcionada por que era totalmente diferente do livro, no meu ponto de vista, agora Milton Hatoum me clareou as ideias qndo explicou o que acontece qndo um livro vira filme, e agora é a vez deste ter seus livros nas telas. Milton disse que é preciso captar a essência do romance e que o tempo da literatura é um tempo diferente do cinema e construímos cenários diferentes do que estamos lendo. 

Notícia da Globo News, após fui pesquisar.



Três romances do escritor amazonense Milton Hatoum terão adaptações para o cinema








Com três livros prestes a serem adaptados para o cinema, o escritor amazonense Milton Hatoum afirma que pelo menos um deles, “Órfãos do Eldorado”, precisará ter locação no Estado do Amazonas, de preferência em Parintins, onde se passa a maior parte da história.
“Parintins é o centro simbólico do romance. Deve ser feito lá ou em alguma cidade na beira do rio Amazonas”, comentou Milton Hatoum, em entrevista ao portal acritica.com, por telefone, de São Paulo.
Apesar dessa pequena e única interferência na adaptação, Milton Hatoum afirma ser um escritor “relaxado” e que confia no talento dos cineastas que assumirão a direção dos filmes baseados nos seus livros.
“Órfãos do Eldorado” será dirigido por Guilherme Coelho, “Dois Irmãos” por Luiz Fernando Carvalho e “Relato de um Certo Oriente” por Marcelo Gomes.
“Fiquei contente quando soube das adaptações, sobretudo porque são diretores extraordinários. Quem viu1`Lavoura Arcaica´ sabe que o Luiz Fernando Carvalho é um grande diretor. Jamais permitiria a adaptação de um diretor que eu não admiro”, afirmou Hatoum.
Para Milton, o único dos três livros que podem ser filmados fora de Manaus é “Relatos de um Certo Oriente”, pois é um romance subjetivo e que trabalha com a memória do personagem. “É um livro que explora mais o espaço da casa, embora tenha cenas do rio, mas é intimista”, descreveu.
Adaptação
A adaptação de “Dois Irmãos” é a que está em fase mais adiantada. As negociações com a Globo, produtora do filme, já se desenrolam há três.
O roteiro será assinado por Maria Camargo, notória admiradora dos livros de Milton Hatoum.
“Me parece que o roteiro já está pronto. Ela terminou a versão definitiva. Está se trabalho para que no segundo semestre as filmagens comecem. Mas isto depende das decisões da Globo, de sua grade de programação”, disse.
Conforme Milton Hatoum, a adaptação de “Dois Irmãos” será, na realidade, em formato de longa-metragem com adaptação também para minissérie. A previsão é que ele seja exibido em 2011.
Os direitos dos outros dois livros foram comprados pela produtora Matizar. “Órfãos do Eldorado” será a estreia de Guilherme Coelho na direção de um longa-metragem. Ele é autor do documentário “Fala Tu”.
“Relato de um Certo Oriente” é considerado por Milton Hatoum um romance mais difícil de adaptar.
“Mas o Marcelo Gomes topou o desafio e acho que a Maria Camargo vai ajudar na consultoria. Ela gosta do meu trabalho e é uma ótima roteirista”, adisse. Gomes é diretor de ""Cinema, Aspirinas e Urubus".
Envolvimento
Um dos mais importantes escritores brasileiros contemporâneos e detentor de várias premiações literárias, entre eles o Jabuti, Hatoum disse que não vai se "estressar" com o resultado das adaptações para o cinema.
“Estes diretores são muito bons. Conheço o trabalho dos três. O mais importante é que eles são fissurados nos romances. Não são pessoas que se entraram de forma burocrática, mas que se envolveram com os romances”, comentou.
Hatoum destacou ainda a diferença entre a literatura e o cinema e salientou que quando escreveu os livros não pensou em adaptação para o cinema.
“Não escrevo thriller. Escrevo romance. Há autores que escrevem livros para que eles sejam filmados. Mas isto é uma coisa norte-americana. A literatura está longe da indústria cultural. O que eu escrevi tem uma densidade psicológica que dificulta a adaptação para o cinema, mas acho que isto é possível. O próprio ´Lavoura Arcaica´ é um grande filme adaptado de um grande romance”.
Milton Hatoum citou os romances “Noites Brancas”, Fiódor Dostoiévski, e “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, como exemplos bem sucedidos de adaptações para o cinema.
O primeiro foi dirigido por Luchino Visconti e o segundo, pelo brasileiro Nelson Pereira dos Santos.
“O importante é quando o cineasta encontra uma linguagem que fale da essência do livro”, comenta Hatoum, que prepara o lançamento de um livro novo previsto para ser lançado este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário